DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4947
Titel: As contribuições do jogo de papéis sociais para o desenvolvimento Psíquico da criança na idade Pré-Escolar
Sonstige Titel: The contributions of social role-playing to the Psychic development of preschool children
Autor(en): Nunez, Jhojayra Balladares
metadata.dc.contributor.advisor1: Printes, Jocicleia Souza
Stichwörter: Periodização Histórico-Cultural. Desenvolvimento psíquico infantil. Jogo de Papéis Sociais. Educação Infantil.;Historical-Cultural Periodization. Child psychic development. Social Role Play. Child education.
Erscheinungsdatum: 27-Jul-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas UEA-CESTB tem como objetivo geral compreender as contribuições dos jogos de papéis sociais para o desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar, tendo como foco principal a criança enquanto sujeito social. Os objetivos específicos são: conhecer as fases da periodização da criança do nascimento até os seis anos de idade segundo Elkonin; analisar a importância dos jogos de papéis sociais na Educação Infantil para o desenvolvimento da criança; discutir sobre o papel do profissional de educação infantil para maiores resultados nos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. A pesquisa se caracterizou na abordagem qualitativa de revisão bibliográfica. Para fundamentar a pesquisa, nos embasamos nas pesquisas e discussões de Vigotski (1998); Leontiev (2004); Elkonin (2009); Tuleski e Eidt (1978); Mukhina (1996); Cheroglu e Magalhães (2017). Como resultados, concluímos que o jogo de papéis sociais é a atividade principal na pré-escola e precisa se constituir como um instrumento fundamental no trabalho pedagógico na Educação Infantil. Nosso propósito é que este trabalho seja mais uma inspiração aos novos estudos sobre o desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar. Por meio desta pesquisa, pudemos olhar para a Educação Infantil de forma desafiadora, vê-la como uma ciência e que depende de nós educadores da infância que haja uma postura epistemológica viva, com capacitação teórica e principalmente, poder estabelecer diálogos com as crianças por meio dos jogos para elevar o seu desenvolvimento.
Zusammenfassung: This conclusion work of the Full Licentiate Degree in Pedagogy at State University of Amazonas UEA-CESTB has as general objective understand the contributions of social role games to the development mental health of the preschool-aged child, with the main focus on the child as a social subject. The specific objectives are: to know the stages of periodization of the child from birth to six years of age according to Elkonin; to analyze the importance of social role games in Early Childhood Education for the child development; discuss the role of the early childhood education professional for greater results in the processes of learning and development of child. The research was characterized in the qualitative approach of bibliographic review. To substantiate the research, we base ourselves on the research and discussions of Vygotsky (1998); Leontiev (2004); Elkonin (2009); Tuleski and Eidt (1978); mukhina (1996); Cheroglu and Magalhães (2017). As a result, we conclude that the game of social roles is the main activity in preschool and needs to be constituted as a fundamental instrument in the pedagogical work in Early Childhood Education. Our purpose is that this work be another inspiration for new studies on the psychological development of preschool children. Through this research, we were able to look at Early Childhood Education in a challenging way, seeing it as a science and that it depends on us childhood educators that there is an epistemological posture alive, with theoretical training and, above all, being able to establish dialogues with children through games to enhance their development
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4947
Enthalten in den Sammlungen:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.