DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4937
Titel: A importância da Família na Escola
Sonstige Titel: The importance of the family at school
Autor(en): Barbosa, Maele da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz
Stichwörter: Família, parceria, escola;Family, partnership, school
Erscheinungsdatum: 27-Jul-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a influência da família no desempenho de alunos de uma escola pública da rede municipal de Tabatinga, interior do estado do Amazonas. E também se propõe a identificar os efeitos gerados pela ausência ou frequência do núcleo familiar no desempenho escolar dos alunos, além de refletir sobre ações que possa contribuir para mais aproximação da família e escola. Foram utilizadas pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, para se compreender melhor a respeito do tema, com coleta de dados foi realizada com base em pesquisas científicas acadêmicas e trabalhos de conclusão de curso disponibilizadas em plataformas eletrônicas de grande relevância para o meio acadêmico e científico. O método utilizado foi o método dialetico que ajuda a compreender melhor sobre a realidade que estava sendo pesquisada. Também foi realizada a pesquisa de campo, com observação não participativa e a aplicação de questionários semiestruturados aplicados a diferentes segmentos da referida instituição. A partir das pesquisas bibliográficas identificamos que aborda também a realidade cotidiana de uma determinada comunidade se constituindo. Para coleta dos dados utilizamos questionários semiestruturados aplicados a diferentes segmentos da referida instituição. Devido à complexidade do tema, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo na qual os resultados descritos nos confirmam com a hipótese inicial na qual percebe a família como uma importante parceira no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, e assim contribuindo para o desenvolvimento e para o melhor desempenho dos alunos/Filhos no âmbito social e escolar. Este trabalho não deve ser compreendido como realidade presente em todas as instituições de ensino do estado ou da comunidade, pois nos apresenta apenas uma visão subjetiva de uma comunidade específica em pesquisa.
Zusammenfassung: The present work has as a goal to analyze and reflect on the influence of the family in the performance of a public school of the Tabatinga municipal network, inside the Amazon state. And it also proposes to identify the effects generated by absence or family core frequency in the school performance of students, besides reflect on actions that can contribute to more family and school approach. Qualitative and bibliographical research was used to better understand the subject, with data collection based on academic scientific research and course completion works available on electronic platforms of great relevance to the academic and scientific environment. The method used was the dialetic method that helps to better understand the reality that was being researched.Field research was also carried out, with non-participative observation and the application of semi-structured questionnaires applied to different segments of the referred institution. From the bibriographic research we identify that approaches the daily reality of a certain community constituting itself. For data collection we use semiestructured questionnaires applied to different segments of the referred institution. Due to the complexity of the theme, it was used the content analysis technique in which the results described us confirm with the initial hypothesis in which you perceive the family as an important partner in the school environment, and so contributing to development and for the best performance of students/children in the social and school environment. This job must not be understood as a reality present at all the state or community teaching institutions, for it presents us only a subjective view of a specific community in research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4937
Enthalten in den Sammlungen:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A importância da família na Escola.pdf357,18 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.