DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4937
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorBarbosa, Maele da Silva-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T15:09:48Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4937-
dc.description.abstractThe present work has as a goal to analyze and reflect on the influence of the family in the performance of a public school of the Tabatinga municipal network, inside the Amazon state. And it also proposes to identify the effects generated by absence or family core frequency in the school performance of students, besides reflect on actions that can contribute to more family and school approach. Qualitative and bibliographical research was used to better understand the subject, with data collection based on academic scientific research and course completion works available on electronic platforms of great relevance to the academic and scientific environment. The method used was the dialetic method that helps to better understand the reality that was being researched.Field research was also carried out, with non-participative observation and the application of semi-structured questionnaires applied to different segments of the referred institution. From the bibriographic research we identify that approaches the daily reality of a certain community constituting itself. For data collection we use semiestructured questionnaires applied to different segments of the referred institution. Due to the complexity of the theme, it was used the content analysis technique in which the results described us confirm with the initial hypothesis in which you perceive the family as an important partner in the school environment, and so contributing to development and for the best performance of students/children in the social and school environment. This job must not be understood as a reality present at all the state or community teaching institutions, for it presents us only a subjective view of a specific community in research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFamília, parceria, escolapt_BR
dc.subjectFamily, partnership, schoolpt_BR
dc.titleA importância da Família na Escolapt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the family at schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T15:09:48Z-
dc.contributor.advisor1Jankauskas, Rosi Meri Bukowitz-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre a influência da família no desempenho de alunos de uma escola pública da rede municipal de Tabatinga, interior do estado do Amazonas. E também se propõe a identificar os efeitos gerados pela ausência ou frequência do núcleo familiar no desempenho escolar dos alunos, além de refletir sobre ações que possa contribuir para mais aproximação da família e escola. Foram utilizadas pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, para se compreender melhor a respeito do tema, com coleta de dados foi realizada com base em pesquisas científicas acadêmicas e trabalhos de conclusão de curso disponibilizadas em plataformas eletrônicas de grande relevância para o meio acadêmico e científico. O método utilizado foi o método dialetico que ajuda a compreender melhor sobre a realidade que estava sendo pesquisada. Também foi realizada a pesquisa de campo, com observação não participativa e a aplicação de questionários semiestruturados aplicados a diferentes segmentos da referida instituição. A partir das pesquisas bibliográficas identificamos que aborda também a realidade cotidiana de uma determinada comunidade se constituindo. Para coleta dos dados utilizamos questionários semiestruturados aplicados a diferentes segmentos da referida instituição. Devido à complexidade do tema, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo na qual os resultados descritos nos confirmam com a hipótese inicial na qual percebe a família como uma importante parceira no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, e assim contribuindo para o desenvolvimento e para o melhor desempenho dos alunos/Filhos no âmbito social e escolar. Este trabalho não deve ser compreendido como realidade presente em todas as instituições de ensino do estado ou da comunidade, pois nos apresenta apenas uma visão subjetiva de uma comunidade específica em pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Hélio Mangueira de Problemas Contemporâneos da Educação: Escola e Família. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 06, Vol. 05, pp. 17-24, Junho de 2018.ISSN:2448-0959 370 Jardim, Ana PaulaJ37r Relação entre família e escola: proposta de ação no processo ensino-aprendizagem / Ana Paula Jardim. - Presidente Prudente : [s.n.], 2006.100 f. : il ARANHA, M. L. DE A. Filosofia da educação, São Paulo 1989 BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. Bock, A. M. B, Gonçalves, M. G. M, & Furtado, O. (Orgs.). (2001). Psicologia Sócio Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia São Paulo: Cortez. BOSSA, Nadia. Coleção Psicopedagogia; Contexto Familiar, DVD 3. São Paulo, 2008. DVD-ROM. ATTA Mídia e educação BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 11 de dez. de 2022 CARVALHO, M. E. P. relações entre Família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n.110, p. 145-155. Jul 2000 COOL, César Salvador. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artimed, 1999. CRUZ, V. V. Discussão sobre o Conceito de Educação. 2009. Disponível em: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/discussao-sobre-o-conceito-de educacao-1076336.html. Acesso em 11 de dez. de 2022 DEMO, Pedro. Saber pensar. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001 DI SANTO, J. R. Família e escola uma relação de ajuda. Disponível em acesso: 13 set 2006 edição. Editora Cortez. DURKHEIM, Emile. A família conjugal. 1888. Disponível em: http:sociosite.net/topics/texts/durkheim.pdf. Acesso em: 5 de nov. de 2022 FREIRE, Paulo. (2000). Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 13 GADOTTI, Moacir 2003, 2007. Educação e Poder Introdução á Pedagogia do Conflito 13ª KALAUSTIAN, S M. Família brasileira, a base de tudo. Brasília: Unicef,1998 Lakatus, Eva Maria, Fundamentos de metodologia científica / Maria de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. – 7. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 4.ed. ver. São Paulo: Atlas, 1992. 214p. LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. MALDONADO, Maria Teresa. Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva, 1997. Marques, R. (2002). O envolvimento das famílias no processo educativo: Resultados de um estudo em cinco países Retirado em 16 de maio 2003, de http://www.eses.pt/usr/Ramiro/Texto.htm. MELO, W. V.; BIANCHI, C. S. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v.8, n.3, 2015. MONTANDON, C.; PERRENOUD, P. Entre parents et enseignants: um dialogue impossible? Paris: Peter Lang, 1987. OLIVEIRA, C. B. E., & MARINHO-ARAÚJO, C. M. (2010). A relação família-escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, 27(1), 99-108. OSÓRIO, Luiz Carlos. Família Hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. PASSERINO, L. R. l. M. O Supervisor educacional à luz da concepção libertadora. Revista Acadêmica, PUC – PR: 1996. PARO, Vitor Henrique, Gestão democrática da escola pública, 3ª edição, São Paulo: Ática, 2000. PAROLIN, Isabel Cristina Hierro. Pais e Educadores: quem tem tempo de educar? Porto Alegre: Mediação, 2007. SANTO, Joana Maria DI. Família e Escola: relação de ajuda. Atualizado em 1997. SILVA, P. A ação educativa: um caso particular: o dos pais difíceis de envolver no processo educativo escolar dos seus filhos. In Os professores e as famílias – Colaboração Possível, Lisboa: Livros Horizonte, 1993. SZYMANSKI, Heloísa. A relação família/escola: desafios e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2010. TIBA, Içame. Ensinar Aprendendo; novos paradigmas da educação, 18ed.rev e atual. São Paulo Integrare Editora. TIBA, Içame. Quem ama educa, são paulo: Gente 2002 << https://jus.com.br/artigos/74546/familia-e-escola artigo>> acessado:15/02/2022pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:CESTB - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
A importância da família na Escola.pdf357,18 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.