DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4906
Titel: Tessituras autobiográficas de uma artista – educadora
Autor(en): Monteiro, Jackeline dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pozzetti, Gislaine Regina
Stichwörter: Artista-educadora;Artist Educator;Narrativas Autobiográficas;Autobiographical Narratives;Teatro Comunidade;Community Theater;Teatro na Escola;Theater in School;Trajeto Criativo;Creative Path
Erscheinungsdatum: 15-Mär-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: MONTEIRO, Jackeline dos Santos. Tessituras autobiográficas de uma artista – educadora. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de conclusão de curso em questão apresenta as tessituras autobiográficas de uma artista-educadora, sem ignorar os seus conhecimentos anteriores, procura fazer uma costura entre cada etapa vivida na academia de teatro e fora dela, mas de forma poética. É um caminho criativo tecido por poemas, desenhos, sem deixar de fora a composição teórica da experiência, fazendo uso da pesquisa autobiográfica o que permite acessar memórias e refletir o papel de artista-educadora. Neste caminho, apresenta projetos de extensão, pesquisa e ensino, também os estágios supervisionados em teatro, projetos paralelos da autora que muito contribuíram para a formação da mesma, e por fim, seus desdobramentos em percurso contínuo. Os campos de investigação que estiveram presentes nesta jornada foram o Teatro de Formas Animadas, o Teatro e Comunidade, e o Teatro do Oprimido, todos eles fazendo relações com a Contação de História. Um caminho baseado na investigação qualitativa, com características da pesquisa-ação. Todo o trajeto partilha as múltiplas contribuições da pedagogia do teatro pesquisado e experimentado na universidade e sua importância na formação desta artista-educadora.
Zusammenfassung: The end-of-course work in question presents the autobiographical weavings of an artist-teacher, without ignoring her previous knowledge, trying to make a seam between each stage experienced in the theater academy and outside it, but in a poetic way. It is a creative path woven by poems, drawings, without leaving out the theoretical composition of the experience, making use of autobiographical research which allows us to access memories and reflect on the role of the artist-teacher. On this path, extension, research, and teaching projects are presented, as well as supervised internships in theater, parallel projects that have greatly contributed to the author's education, and, finally, their unfolding in a continuous path. The fields of investigation that were present in this journey were the Theater of Animated Forms, the Theater and Community, and the Theater of the Oppressed, all of them related to Storytelling. A path based on qualitative research, with characteristics of action research. The whole path shares the multiple contributions of the theater pedagogy researched and experienced at the university and its importance in the formation of this artist-teacher.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4906
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Tessituras autobiográficas de uma artista_educadora.pdfArquivo principal4,99 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.