DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMonteiro, Jackeline dos Santos-
dc.date.available2023-06-20-
dc.date.available2023-08-07T13:51:22Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Jackeline dos Santos. Tessituras autobiográficas de uma artista – educadora. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4906-
dc.description.abstractThe end-of-course work in question presents the autobiographical weavings of an artist-teacher, without ignoring her previous knowledge, trying to make a seam between each stage experienced in the theater academy and outside it, but in a poetic way. It is a creative path woven by poems, drawings, without leaving out the theoretical composition of the experience, making use of autobiographical research which allows us to access memories and reflect on the role of the artist-teacher. On this path, extension, research, and teaching projects are presented, as well as supervised internships in theater, parallel projects that have greatly contributed to the author's education, and, finally, their unfolding in a continuous path. The fields of investigation that were present in this journey were the Theater of Animated Forms, the Theater and Community, and the Theater of the Oppressed, all of them related to Storytelling. A path based on qualitative research, with characteristics of action research. The whole path shares the multiple contributions of the theater pedagogy researched and experienced at the university and its importance in the formation of this artist-teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtista-educadorapt_BR
dc.subjectArtist Educatorpt_BR
dc.subjectNarrativas Autobiográficaspt_BR
dc.subjectAutobiographical Narrativespt_BR
dc.subjectTeatro Comunidadept_BR
dc.subjectCommunity Theaterpt_BR
dc.subjectTeatro na Escolapt_BR
dc.subjectTheater in Schoolpt_BR
dc.subjectTrajeto Criativopt_BR
dc.subjectCreative Pathpt_BR
dc.titleTessituras autobiográficas de uma artista – educadorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T13:51:22Z-
dc.contributor.advisor-co1Ayres, Amanda Aguiar Ayres-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520348071882912pt_BR
dc.contributor.advisor1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee1Pozzetti, Gislaine Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4028187628948519pt_BR
dc.contributor.referee2Ayres, Amanda Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520348071882912pt_BR
dc.contributor.referee3Bordin, Vanessa Benites-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0717531333053959pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Francenilza Viana de Souza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4925753652964975pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3414230331296517pt_BR
dc.description.resumoO trabalho de conclusão de curso em questão apresenta as tessituras autobiográficas de uma artista-educadora, sem ignorar os seus conhecimentos anteriores, procura fazer uma costura entre cada etapa vivida na academia de teatro e fora dela, mas de forma poética. É um caminho criativo tecido por poemas, desenhos, sem deixar de fora a composição teórica da experiência, fazendo uso da pesquisa autobiográfica o que permite acessar memórias e refletir o papel de artista-educadora. Neste caminho, apresenta projetos de extensão, pesquisa e ensino, também os estágios supervisionados em teatro, projetos paralelos da autora que muito contribuíram para a formação da mesma, e por fim, seus desdobramentos em percurso contínuo. Os campos de investigação que estiveram presentes nesta jornada foram o Teatro de Formas Animadas, o Teatro e Comunidade, e o Teatro do Oprimido, todos eles fazendo relações com a Contação de História. Um caminho baseado na investigação qualitativa, com características da pesquisa-ação. Todo o trajeto partilha as múltiplas contribuições da pedagogia do teatro pesquisado e experimentado na universidade e sua importância na formação desta artista-educadora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMARAL, Ana Maria. Teatro de Formas Animadas: Máscaras, Bonecos, Objetos / Ana Maria Amaral. – 3ª ed. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. – págs. 71 -170. ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. I congresso internacional sobre pesquisa (auto)biográfica. 2014, Porto Alegre. Disponível em: https://biograph.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98:i-cipa&catid=40:cipas&Itemid=76 > acesso dia 25 de março de 2023. AYRES, Amanda. A formação de multiplicadores teatrais em comunidades de Manaus: A construção de uma proposta metodológica que considera as dimensões da cultura popular, arte e vida e o saber da experiência. Universidade do Estado do Amazonas – Manaus-Amazonas, 2018. AYRES. Amanda Aguiar. Teatro e comunidade: uma proposta de formação do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Arte na Amazônia: conversas sobre ensino da Região Norte. / Ivete Souza da Silva, Organizadora. Boa Vista: Editora da UFRR, 2016. Páginas 99 - 117. BARBIER. René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2005. BARRETO, Aline Vasconcelos. Relatos poéticos de minha docência em teatro no bairro Colônia Antônio Aleixo. Manaus, 2016. 102fl. TCC (graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016. BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte / Ana Mae Barbosa, (org.). – 7. Ed – São Paulo: Cortez, 2012. p. 73 – 76. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. BORDIN, Vanessa Benites. Contando histórias revelando tradições: Encontro com os indígenas do Amazonas / VANESSA BENITES BORDIN; orientadora, Elizabeth Silva Lopes. - - São Paulo. 2020. BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BROCHADO, Izabela Costa. Com colaboração de: MARTINS, Fernando. A e Silva, Paloma A. da. Módulo 20: Laboratório de Teatro 4 – Laboratório de Formas Animadas. Brasília: LGE Editora, 2009. LIRA, Alessandra Cardoso. Oficinas de teatro de sombras com a comunidade Colônia Antônio Aleixo: Um lugar que chamei de país das maravilhas. Manaus, 2016. 1 DVD TCC (graduação Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016. MARCELLINO, Nelson Carvalho, 1950 – Pedagogia da Animação / Nelson Carvalho Marcellino, - Campinas, SP: Papirus, 1990. (Coleção corpo e motricidade SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Curitiba: Positivo, 2005 JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas. SP: Papirus, 2001. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17ᵃ. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987 FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 [original de 1992]. DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do Teatro: Provocações e Dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2011. COUTINHO, Marina Henriques. A favela como palco e personagem. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2013. EVARISTO, Conceição, 1946- Becos da memória [livro eletrônico] / Conceição Evaristo. -- 3. ed. -- Rio de Janeiro: Pallas, 2018. ePUB ISBN: 978-85-347-0552-3 (ePUB) MELO, Emille Nathali Nóbrega de. Enlaces dramatúrgicos de um encontro sensível com a comunidade Colônia Antônio Aleixo para a construção do espetáculo 'Os saltimbancos'. Manaus, 2016. 111fls. TCC (graduação em Teatro) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2016. MARTINS, Marcos Bulhões. Encenação em Jogo. São Paulo: Hucitec, 2004. LOPES, José Leandro da Cruz. Projeto arte e comunidade: compondo e recompondo a formação do artista-educador. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. MONTEIRO, Jackeline dos Santos. Relato do processo de teatro para-decompor e recompor comunidades desenvolvido no Prosamim da praça 14 de Janeiro. Universidade do Estado do Amazonas | Conferência de Arte e Educadores do Brasil. – Manaus-Amazonas, 2018. NICOLETE, Adélia. (2002). Criação coletiva e processo colaborativo: algumas semelhanças e diferenças no trabalho dramatúrgico. Sala Preta, 2, 318-325. TEXEIRA, Ubiratan. Dicionário de Teatro. São Luís: Editora Instituto Geia, 2005. SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: o fichário de Viola Spolin; tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2012. RANGEL, Sonia. Trajeto criativo / Sonia Rangel. Lauro de Freitas, BA: Solisluna Editora, 2015. OLIVEIRA, Joana Abreu Pereira de. Módulo 26: A arte e cultura popular. Brasília, 2011. NOGUEIRA. Marcia Pompeo. Teatro e Comunidade. Cartografias do ensino do teatro / Adilson Florentino, Narciso Telles (orgs.). - Uberlândia: EDUFpt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tessituras autobiográficas de uma artista_educadora.pdfArquivo principal4,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.