DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4906
Título: Tessituras autobiográficas de uma artista – educadora
Autor(es): Monteiro, Jackeline dos Santos
Orientador(es): Pozzetti, Gislaine Regina
Palavras-chave: Artista-educadora;Artist Educator;Narrativas Autobiográficas;Autobiographical Narratives;Teatro Comunidade;Community Theater;Teatro na Escola;Theater in School;Trajeto Criativo;Creative Path
Data do documento: 15-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: MONTEIRO, Jackeline dos Santos. Tessituras autobiográficas de uma artista – educadora. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso em questão apresenta as tessituras autobiográficas de uma artista-educadora, sem ignorar os seus conhecimentos anteriores, procura fazer uma costura entre cada etapa vivida na academia de teatro e fora dela, mas de forma poética. É um caminho criativo tecido por poemas, desenhos, sem deixar de fora a composição teórica da experiência, fazendo uso da pesquisa autobiográfica o que permite acessar memórias e refletir o papel de artista-educadora. Neste caminho, apresenta projetos de extensão, pesquisa e ensino, também os estágios supervisionados em teatro, projetos paralelos da autora que muito contribuíram para a formação da mesma, e por fim, seus desdobramentos em percurso contínuo. Os campos de investigação que estiveram presentes nesta jornada foram o Teatro de Formas Animadas, o Teatro e Comunidade, e o Teatro do Oprimido, todos eles fazendo relações com a Contação de História. Um caminho baseado na investigação qualitativa, com características da pesquisa-ação. Todo o trajeto partilha as múltiplas contribuições da pedagogia do teatro pesquisado e experimentado na universidade e sua importância na formação desta artista-educadora.
Abstract: The end-of-course work in question presents the autobiographical weavings of an artist-teacher, without ignoring her previous knowledge, trying to make a seam between each stage experienced in the theater academy and outside it, but in a poetic way. It is a creative path woven by poems, drawings, without leaving out the theoretical composition of the experience, making use of autobiographical research which allows us to access memories and reflect on the role of the artist-teacher. On this path, extension, research, and teaching projects are presented, as well as supervised internships in theater, parallel projects that have greatly contributed to the author's education, and, finally, their unfolding in a continuous path. The fields of investigation that were present in this journey were the Theater of Animated Forms, the Theater and Community, and the Theater of the Oppressed, all of them related to Storytelling. A path based on qualitative research, with characteristics of action research. The whole path shares the multiple contributions of the theater pedagogy researched and experienced at the university and its importance in the formation of this artist-teacher.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4906
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tessituras autobiográficas de uma artista_educadora.pdfArquivo principal4,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.