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Título: Turismo acessível: um estudo sobre o impacto da acessibilidade atitudinal na recomendação dos atrativos turísticos do centro histórico de Manaus
Autor(es): Santos, Thielly Linhares
Orientador(es): Ferst, Marklea da Cunha
Palavras-chave: Pessoas com deficiência;People with disabilities;Pessoas com mobilidade reduzida;Person with reduced mobility;Acessibilidade atitudinal;Attitude accessibility;Turismo acessível;Affordable tourism
Data do documento: 17-Out-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SANTOS, Thielly Linhares. Turismo acessível: um estudo sobre o impacto da acessibilidade atitudinal na recomendação dos atrativos turísticos do centro histórico de Manaus. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022.
Resumo: A acessibilidade no turismo vem ganhando destaque nas discussões dentro da academia, nas iniciativas públicas e privadas, e na sociedade. Segundo o censo de 2010 do IBGE o número de pessoas com deficiência teve um aumento de 96,8%, neste período havia 790.647 pessoas com deficiência no Estado. Na capital do estado, Manaus apresentava 25,6% de pessoas com algum tipo de deficiência. Levando em consideração que esse número só vem aumentando no decorrer dos anos, os atrativos turísticos necessitam estar adaptados e capacitados para ofertar de forma correta o atendimento às pessoas com deficiência. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a influência da acessibilidade atitudinal para a recomendação dos atrativos turísticos do centro histórico de Manaus para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Desse modo, os objetivos específicos delimitaram-se: a) Compreender o conceito de acessibilidade, pessoas com deficiência e variações de acessibilidade; b) Examinar a atitude dos funcionários em relação aos visitantes com deficiência e ou mobilidade reduzida; c) Medir o grau de satisfação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que frequentam os atrativos do centro histórico de Manaus. Para dar respostas a esses objetivos foi aplicado um questionário como público-alvo às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Quanto a metodologia, foi realizada uma pesquisa exploratória-descritiva por meio de levantamento bibliográficos, documental e aplicação de questionário. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados indicam que a acessibilidade atitudinal é um fator de grande relevância na escolha das pessoas com deficiência em frequentar um atrativo, implicando consideravelmente na recomendação desses atrativos para outras pessoas.
Abstract: Accessibility in tourism has gained prominence in discussions within the academy, in public and private initiatives, and in society. According to the 2010 IBGE census, the number of people with disabilities increased by 96.8%, in this period there were 790,647 people with disabilities in the state. In the state capital, Manaus had 25.6% of people with some type of disability. Considering that this number has only been increasing over the years, tourist attractions need to be adapted and trained to offer the right way to care for people with disabilities. This research had as general objective to analyze the influence of attitude accessibility for the recommendation of tourist attractions of the historic center of Manaus by people with disabilities or reduced mobility. Thus, the specific objectives were delimited: a) Understanding the concept of accessibility, people with disabilities and variations of accessibility; (b) Examine the attitude of officials towards visitors with disabilities or reduced mobility; c) Measure the degree of satisfaction of people with disabilities or reduced mobility who frequent the attractions of the historic center of Manaus. To respond to these objectives, a questionnaire was applied as a target audience to people with disabilities or reduced mobility. Regarding the methodology, exploratory-descriptive research was carried out through bibliographic survey, documentary, and questionnaire application. A quali-quantitative approach was adopted. The results indicate that attitude accessibility is a factor of great relevance in the choice of people with disabilities to attend an attraction, implying considerably in the recommendation of these attractions to other people.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4859
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso



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