DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4825
Titel: Teatro e a Subversão do gênero: relações escolares de coexistência com estudantes e professores transexuais na rede pública de ensino de Manaus
Sonstige Titel: Theater and the subversion of gender: school relationships of coexistence with transgender students and teachers in the public school system in Manaus
Autor(en): Pinto, Angelo Michel Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Eneila Almeida dos
Stichwörter: Teatro;Education;Theater;educação;corpo;body;transexualização;Transsexualization
Erscheinungsdatum: 31-Mär-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: PINTO, Angelo Michel Pinheiro. Teatro e a Subversão do gênero: relações escolares de coexistência com estudantes e professores transexuais na rede pública de ensino de Manaus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: A caminho da vida cotidiana que se segue, encontro-me num processo de pesquisa que me direciona a uma conduta dentro da sala de aula, de maneira que agrego muito da minha experiência enquanto referência para buscar vivências que estejam nesse lugar. Percorro no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro com a busca para encontrar pessoas transexuais1 no espaço convencional que é a sala de aula, de maneira que possamos entender suas vivências naquele espaço, e de forma teatral, conduzir sempre a turma a realização do processo que é pesquisa ação, de forma que irão praticar a inclusão social conforme os estudos que me conduziram de Guaraci Louro e Jaqueline de Jesus. Contribuo muito por estar neste lugar da pesquisa que aconteceu na cidade de Manaus – AM. Como artista da cena e licencianda, faço vários apontamentos para conhecimento do que são essas pessoas, e disponho-me através das aulas de teatro, entender os corpos de estudantes e professores da classe LGBTQIAP+2, especificamente as pessoas transexuais, dentro da educação básica.
Zusammenfassung: On the way to the everyday life that follows, I find myself in a research process that directs me towards a conduct within the classroom, in a way that I add much of my experience as a reference to seek experiences that are in that place. In my thesis for the conclusion of a Bachelor's Degree in Theater, I seek to find transgender people in the conventional space that is the classroom, so that we can understand their experiences in that space, and in a theatrical way, always lead the class to practice social inclusion according to the studies that led me by Guaraci Louro and Jaqueline de Jesus. I contribute a lot for being in this place of the research that took place in the city of Manaus - AM. As a scene artist and student, I make several notes to understand what these people are, and through theater classes, I try to understand the bodies of students and teachers of the LGBTQIAP+ class, specifically transgender people, within basic education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4825
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Teatro e a Subversão do gênero relações escolares de.pdfArquivo principal797,75 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.