DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4825
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorPinto, Angelo Michel Pinheiro-
dc.date.available2023-06-19-
dc.date.available2023-08-07T12:31:52Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationPINTO, Angelo Michel Pinheiro. Teatro e a Subversão do gênero: relações escolares de coexistência com estudantes e professores transexuais na rede pública de ensino de Manaus. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Teatro). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4825-
dc.description.abstractOn the way to the everyday life that follows, I find myself in a research process that directs me towards a conduct within the classroom, in a way that I add much of my experience as a reference to seek experiences that are in that place. In my thesis for the conclusion of a Bachelor's Degree in Theater, I seek to find transgender people in the conventional space that is the classroom, so that we can understand their experiences in that space, and in a theatrical way, always lead the class to practice social inclusion according to the studies that led me by Guaraci Louro and Jaqueline de Jesus. I contribute a lot for being in this place of the research that took place in the city of Manaus - AM. As a scene artist and student, I make several notes to understand what these people are, and through theater classes, I try to understand the bodies of students and teachers of the LGBTQIAP+ class, specifically transgender people, within basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTheaterpt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectbodypt_BR
dc.subjecttransexualizaçãopt_BR
dc.subjectTranssexualizationpt_BR
dc.titleTeatro e a Subversão do gênero: relações escolares de coexistência com estudantes e professores transexuais na rede pública de ensino de Manauspt_BR
dc.title.alternativeTheater and the subversion of gender: school relationships of coexistence with transgender students and teachers in the public school system in Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-07T12:31:52Z-
dc.contributor.advisor1Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Eneila Almeida dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8047829434629710pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Wellington Douglas dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3191786586059664pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Luiz Davi Vieira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3790619092082749pt_BR
dc.description.resumoA caminho da vida cotidiana que se segue, encontro-me num processo de pesquisa que me direciona a uma conduta dentro da sala de aula, de maneira que agrego muito da minha experiência enquanto referência para buscar vivências que estejam nesse lugar. Percorro no meu Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Teatro com a busca para encontrar pessoas transexuais1 no espaço convencional que é a sala de aula, de maneira que possamos entender suas vivências naquele espaço, e de forma teatral, conduzir sempre a turma a realização do processo que é pesquisa ação, de forma que irão praticar a inclusão social conforme os estudos que me conduziram de Guaraci Louro e Jaqueline de Jesus. Contribuo muito por estar neste lugar da pesquisa que aconteceu na cidade de Manaus – AM. Como artista da cena e licencianda, faço vários apontamentos para conhecimento do que são essas pessoas, e disponho-me através das aulas de teatro, entender os corpos de estudantes e professores da classe LGBTQIAP+2, especificamente as pessoas transexuais, dentro da educação básica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAÚJO. Iara Maria de. ESMERALDO. J. D. Educação de meninas e meninos: Pensando conceitos, repensando práticas. In NUNES, C. et al. (org.) Dialogando com os saberes da docência: pesquisas, teorias e práticas. Recife: Liceu, 2014. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Transexualidade e travestilidade na saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. BUTLER, J. Feminismo e subversão de identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. ________. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. ________. Corpos que importam: sobre os limites discursivos do “Sexo”. São Paulo: nº1 edições, 2019. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Edições Graal. S. Paulo, 2011. _________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 23 ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2014. FRANCO, Neil; CICILLINI, Graça. Professoras travestis e transexuais brasileiras e seu processo de escolarização: Caminhos percorridos e obstáculos enfrentados. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd. 36., Anais... Goiânia/GO: Universidade Federal de Goiás, 2015. Disponível em: http://36reuniao.anped.org. br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt23_trabalhos_pdfs/gt23_3241_texto.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020. GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2003. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. Ed. São Paulo. Atlas, 2019a. GOELLNER, Silvana V. A produção cultural do corpo. In. LOURO, G. L. Corpo gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. GUIZZO, Bianca; FELIPE, Jane. Avanços e retrocessos em políticas públicas contemporâneas relacionadas a gênero e sexualidade: Entrelaces com a educação. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 37., Anais… Florianópolis/SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: http://www.anped. org.br/biblioteca/item/avancose- retrocessos-em-politicas-publicas-contemporaneas-relacionadas- -genero-e. Acesso em: 23 mar. 2020. JESUS, Jaqueline Gomes de. Orientações sobre identidade de gênero: conceitos e termos. 2ª edição – revista e ampliada. Brasília, 2012. JUNQUEIRA, Roberto Diniz. Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. In: MISKOLCI, Richard (org.). Discursos fora de ordem: deslocamentos, reinvenções e direitos. São Paulo: Annablume. 2012, p. 277-305. LE BRETON, David. A sociologia do corpo, 2 edição. Editora Vozes, Petrópolis – RJ. 1953. ________. A sociologia do corpo. 6º edição. Petrópolis, RJ: Vozes. 2012. LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pósestruturalista - Petrópolis, RJ, Vozes, 1997. ________. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 7-34. ________. Corpo gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. ________. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 07- 34. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 7. Ed. São Paulo: Atlas, 2017. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 5ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018. MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001. MIRANDA, Shirley Aparecida de. Diversidade e ações afirmativas: combatendo as desigualdades sociais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. OLIVEIRA JUNIOR, Isaias B. de; MAIO, Eliane R. Re/des/construindo in/diferenças: a expulsão compul- • n. 77 • dez. 2020 (p. 70-87) 87 sória de estudantes trans do sistema escolar. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 25, n. 45, 2016, p. 159- 172. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ viewFile/2292/1598. Acesso em: 10 mar. 2020. SELLTIZ, Claire et ai. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Herder, 1967. SILVA, Anna Camila Lima e et al. A influência da escolaridade dos pais e da renda familiar no desempenho dos candidatos do Enem. In: XXXVII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 37., Anais... Joinville/SC: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. Disponível em http://www. abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_243_410_32201.pdf. Acesso em: 19 mar. 2020.. SILVA, Luiza Lana; et al. Reflexões sobre a corporeidade no contexto da educação integral. EDUCAÇÃO EM REVISTA. BELO HORIZONTE. v. 32. Nº 1, P.185- 209. JANEIRO/ MARÇO DE 2016. SOUZA, Eustaquia Salvadora, ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Agosto – 1999. SOUZA, José Antonio Corrêa de. A política educacional brasileira em interface com a diversidade sexual no período de 2003 a 2014. 2016. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Tuiuti do Paraná, 2016. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 19pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqTeatropt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Teatro e a Subversão do gênero relações escolares de.pdfArquivo principal797,75 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.