DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4811
Title: Locking e imagem no contexto escolar: experienciando leituras perceptíveis do corpo
Other Titles: Locking and image in the school context: experiencing perceptible readings of the body
Authors: Oliveira, Rodrigo Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de
Keywords: Imagens;Experimentação;Espaço Escolar;Locking
Issue Date: 28-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: OLIVEIRA, Rodrigo Silva de. Locking e imagem no contexto escolar: experienciando leituras perceptíveis do corpo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo consiste em trazer proposições possíveis que possam dialogar a Dança Locking no espaço escolar. Tendo como público-alvo estudantes do ensino médio de uma escola pública da zona norte de Manaus. O trabalho teve como objetivo a investigação e percepção de imagens a partir da Dança Locking e leitura do corpo no ambiente como acionadores para criação em Dança. Desse modo utilizamos a metodologia em pesquisa de campo, onde se fez necessário um convite inicial para os/as estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, quinze pessoas de um grupo misto (meninos e meninas) aceitaram, mas finalizamos apenas com nove estudantes. As atividades propostas foram nomeadas como laboratórios, conseguimos realizar sete laboratórios, no intervalo do almoço, e como mostra final a gravação em vídeo. Durante as atividades a coleta de dados ocorreu por observações, registros fotográficos, vídeos e analisadas em diário de campo. Observamos como resultado que o estudo trouxe percepções significativas, acerca da Dança locking por meio do uso de imagens, bem como o uso das nomenclaturas dos movimentos escritas em papel, que foram fundamentais em cada laboratório, possibilitando desenvolver autonomia dos/das estudantes na elaboração de movimentos coreográficos e manifestação artística no espaço escolar.
Abstract: The present study consists of bringing possible propositions that can dialogue Locking Dance in the school space. Having as target high school students from a public school in the north of Manaus. The objective of the work was to investigate and perceive images from the Locking Dance and reading the body in the environment as triggers for creation in Dance. In this way, we used the methodology in field research, where an initial invitation was necessary for students from the 1st to the 3rd year of high school, fifteen people from a mixed group (boys and girls) accepted, but we ended up with only nine students. The proposed activities were named as laboratories, we managed to carry out seven laboratories, in the lunch break, and as a final example the video recording. During the activities, data collection occurred through observations, photographic records, videos and analyzed in a field diary. As a result, we observed that the study brought significant perceptions about Locking Dance through the use of images, as well as the use of the nomenclatures of the movements written on paper, which were fundamental in each laboratory, making it possible to develop autonomy of the students in the elaboration of choreographic movements and artistic manifestation in the school space.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4811
Appears in Collections:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOCKING E IMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR Experienciando leituras perceptíveis do corpo.pdfArquivo Principal6,58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.