DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo Silva de-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-08-01T19:27:46Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Rodrigo Silva de. Locking e imagem no contexto escolar: experienciando leituras perceptíveis do corpo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4811-
dc.description.abstractThe present study consists of bringing possible propositions that can dialogue Locking Dance in the school space. Having as target high school students from a public school in the north of Manaus. The objective of the work was to investigate and perceive images from the Locking Dance and reading the body in the environment as triggers for creation in Dance. In this way, we used the methodology in field research, where an initial invitation was necessary for students from the 1st to the 3rd year of high school, fifteen people from a mixed group (boys and girls) accepted, but we ended up with only nine students. The proposed activities were named as laboratories, we managed to carry out seven laboratories, in the lunch break, and as a final example the video recording. During the activities, data collection occurred through observations, photographic records, videos and analyzed in a field diary. As a result, we observed that the study brought significant perceptions about Locking Dance through the use of images, as well as the use of the nomenclatures of the movements written on paper, which were fundamental in each laboratory, making it possible to develop autonomy of the students in the elaboration of choreographic movements and artistic manifestation in the school space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEspaço Escolarpt_BR
dc.subjectLockingpt_BR
dc.titleLocking e imagem no contexto escolar: experienciando leituras perceptíveis do corpopt_BR
dc.title.alternativeLocking and image in the school context: experiencing perceptible readings of the bodypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T19:27:46Z-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7930661514711090pt_BR
dc.contributor.referee2Arce, Carmem Lúcia Meira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5983555790075121pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Muriell Gonçalves da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004070980462661pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo consiste em trazer proposições possíveis que possam dialogar a Dança Locking no espaço escolar. Tendo como público-alvo estudantes do ensino médio de uma escola pública da zona norte de Manaus. O trabalho teve como objetivo a investigação e percepção de imagens a partir da Dança Locking e leitura do corpo no ambiente como acionadores para criação em Dança. Desse modo utilizamos a metodologia em pesquisa de campo, onde se fez necessário um convite inicial para os/as estudantes do 1º ao 3º ano do ensino médio, quinze pessoas de um grupo misto (meninos e meninas) aceitaram, mas finalizamos apenas com nove estudantes. As atividades propostas foram nomeadas como laboratórios, conseguimos realizar sete laboratórios, no intervalo do almoço, e como mostra final a gravação em vídeo. Durante as atividades a coleta de dados ocorreu por observações, registros fotográficos, vídeos e analisadas em diário de campo. Observamos como resultado que o estudo trouxe percepções significativas, acerca da Dança locking por meio do uso de imagens, bem como o uso das nomenclaturas dos movimentos escritas em papel, que foram fundamentais em cada laboratório, possibilitando desenvolver autonomia dos/das estudantes na elaboração de movimentos coreográficos e manifestação artística no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALVARES, Katia Salvany Felinto. Rudolf Laban nas Artes Visuais: fatores do movimento e o ensino do desenho. 2005. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. ARAÚJO, Christiane. A dança na disciplina de Arte: Transposição entre as linguagens artísticas. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CARVALHO, Meireane Rodrigues Ribeiro de et al. O corpo observador em estado compositivo: atos de criação artística. Campinas, SP. 2020. COLOMBERO, Rose Mary Marques Papolo. Danças Urbanas: uma história a ser narrada. Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar–FEUSP, 2011. DUPOND, Pascal. Vocabulário de Merleau-Ponty. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. FERRACINI, R. A leitura das metáforas de trabalho. Ensaios de atuação. São Paulo: Perspectiva: FAPESP, 2013, p. 39-48. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GUARATO, R. Os conceitos de ’dança de rua e ’danças urbanas’ e como eles nos ajudam a entender um pouco mais sobre colonialidade (Parte I). Arte da Cena (Art on Stage), Goiânia, v. 6, n. 2, p. 114–154, 2021. DOI: 10.5216/ac. v6i2.66882. Disponível em: https://revistas.ufg.br/artce/article/view/66882. Acesso em: 3 out. 2022. JACQUIMINUT, Fernando da Costa. A importância da fundamentação teórica no desempenho prático na street dance. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2022. JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem, Lisboa, Ed. 70, 2007. LABAN, R.V. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978. LAKKA, Vanilton. A cena das danças urbanas em cena: a interface danças urbanas e dança contemporânea. Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Dança. Santa Maria, 2015. 8 1 MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2001. MARQUES, Isabel A. Interações: crianças e escola. Josca Ailine Baroukh (coord.), Maria Cristina Carapeto Lavradro Alves (org.). Coleção Interações. São Paulo: Blucher, 2012 OXLEY, Tauana. DANÇAS URBANAS: possibilidades pedagógicas para o Ensino Médio das Escolas públicas de Pelotas/RS. 2013. 95f. Trabalho acadêmico (Graduação)—Licenciatura em Dança. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. 2013. PINTO, Amanda da Silva. Dança como área de conhecimento: dos PCNs à sua implementação no sistema educacional municipal de Manaus; - Manaus: travessia/Fapeam, 2015. PONTY, Maurice Merleau. Fenomenologia da percepção. [tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura]. - 2- ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2006. RIBEIRO, Ana Cristina; CARDOSO, José Ricardo. Dança de rua. Editora Átomo. Campinas - SP. 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOCKING E IMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR Experienciando leituras perceptíveis do corpo.pdfArquivo Principal6,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.