DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4724
Título: Concertino em ré maior para flauta e piano de Cécile Chaminade, OP. 107: um estudo analítico a partir da contextualização histórica e interpretativa da Escola Francesa de Flauta
Autor(es): Guimarães, Klara Virgínia Araújo
Orientador(es): Navia, Diogo Artur Bianco
Palavras-chave: Escola Francesa de Flauta;Paul Taffanel;Cécile Chaminade;concertino;performance;French flute school
Data do documento: 16-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: GUIMARÃES, Klara Virgínia Araújo. Concertino em ré maior para flauta e piano de Cécile Chaminade, OP. 107: um estudo analítico a partir da contextualização histórica e interpretativa da Escola Francesa de Flauta. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Música). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo a partir de uma revisão bibliográfica conhecer a Escola Francesa de Flauta do ponto de vista histórico e como estilo técnico, de maneira a compreender o que seria de fato essa Escola ou Tradição Francesa e quais os nomes importantes relacionados à sua criação. Para isso demos uma atenção especial ao Conservatório de Paris que é o centro de música da França e a Paul Taffanel, considerado por alguns autores “pai” da Escola Francesa. A segunda parte do trabalho dedicamos a compositora francesa Cécile Chaminade e a seu Concertino em ré maior para flauta, peça escrita para o Conservatório de Paris a pedido de Taffanel; buscamos relacionar como os aspectos técnicos da escola se associariam ao concertino; apresentamos a compositora e fizemos uma análise geral do solo para flauta. Por fim comparamos a performance de três flautistas, buscando sempre encontrar semelhanças e diferenças entre eles e o que foi apresentado sobre a Escola Francesa de Flauta.
Abstract: The purpose of this paper is to review the bibliography and get to know the French flute school from the historical point of view and as a technical style, in order to understand what in fact this French school or tradition would be and which are the important names related to its creation. To do so, we paid special attention to the Paris Conservatory, which is the center of music in France, and to Paul Taffanel, considered by some authors as the "father" of the French school. The second part of the paper is dedicated to the French composer Cécile Chaminade and her Concertino in D major for flute, a piece written for the Paris Conservatory at the request of Taffanel; we tried to relate how the technical aspects of the school would be associated with the concertino; we presented the composer and made a general analysis of the solo for flute. Finally, we compared the performance of three flutists, always trying to find similarities or differences between them and the French school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4724
Aparece nas coleções:ESAT - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concertino em ré maior para flauta e piano de Cécile Chaminade, OP 107.pdfarquivo principal.1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.