DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4673
Titel: Os desafios do processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa em uma escola pública do município de Manicoré/AM em tempos de pandemia
Sonstige Titel: The challenges of the Portuguese language teaching-learning process in a public school in the municipality of Manicoré/AM in times of a pandemic
Autor(en): Campos, Rosayna dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lima, Maria Francisca Morais de
Stichwörter: Pandemia;Ensino-Aprendizagem;Práticas Pedagógicas;Língua Portuguesa
Erscheinungsdatum: 3-Apr-2023
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: CAMPOS, Rosayna dos Santos. Os desafios do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em uma escola pública do município de manicoré-AM. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
metadata.dc.description.resumo: O estudo cujo tema é os desafios do processo ensino aprendizagem se desencadeou a partir da problemática da pandemia do covid-19. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as implicações advindas da pandemia e os desafios de adaptação de outras práticas pedagógicas no ensino de língua portuguesa. A fim de responder o objetivo geral, elencou-se como objetivos específicos: apresentar, via autores, o período pandêmico e as dificuldades de continuidade das atividades educacionais em meio a pandemia do Covid-19. Para a contribuição teórica da pesquisa, utilizou-se Vygotsky (1991), Freire (2011), a Base Nacional Comum Curricular (2018), Irandé Antunes (2003), a Nota técnica “Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da covid-19” (2020) e Melo Neto (2021), entre outros. O estudo foi realizado como pesquisa bibliográfica e de campo de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionário ao corpo docente e discente de uma escola pública do município de Manicoré/AM, cujos resultados serviram de base para a análise. Com isso, espera-se que os resultados encontrados possam contribuir para a aplicação de práticas pedagógicas que estimulem no aluno uma aprendizagem significativa.
Zusammenfassung: The study whose theme is the challenges of the teaching-learning process was triggered by the problem of the covid-19 pandemic. This research aimed to analyze the implications arising from the pandemic and the challenges of adapting other pedagogical practices in Portuguese language teaching. In order to respond to the general objective, specific objectives were listed: to present, via authors, the pandemic period and the difficulties of continuity of educational activities in the midst of the Covid-19 pandemic. For the theoretical contribution of the research, Vygotsky (1991), Freire (2011), the National Common Curricular Base (2018), Irandé Antunes (2003), the Technical note “Distance teaching in basic education in the face of the covid pandemic -19” (2020) and Melo Neto (2021), among others. The study was carried out as a qualitative and quantitative bibliographical and field research. As a data collection instrument, a questionnaire was applied to the faculty and students of a public school in the city of Manicoré/AM, whose results served as the basis for the analysis. With this, it is expected that the results found may contribute to the application of pedagogical practices that encourage meaningful learning in the student.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4673
Enthalten in den Sammlungen:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.