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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCampos, Rosayna dos Santos-
dc.date.available2023-05-04-
dc.date.available2023-05-10T18:42:09Z-
dc.date.issued2023-04-03-
dc.identifier.citationCAMPOS, Rosayna dos Santos. Os desafios do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa em uma escola pública do município de manicoré-AM. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4673-
dc.description.abstractThe study whose theme is the challenges of the teaching-learning process was triggered by the problem of the covid-19 pandemic. This research aimed to analyze the implications arising from the pandemic and the challenges of adapting other pedagogical practices in Portuguese language teaching. In order to respond to the general objective, specific objectives were listed: to present, via authors, the pandemic period and the difficulties of continuity of educational activities in the midst of the Covid-19 pandemic. For the theoretical contribution of the research, Vygotsky (1991), Freire (2011), the National Common Curricular Base (2018), Irandé Antunes (2003), the Technical note “Distance teaching in basic education in the face of the covid pandemic -19” (2020) and Melo Neto (2021), among others. The study was carried out as a qualitative and quantitative bibliographical and field research. As a data collection instrument, a questionnaire was applied to the faculty and students of a public school in the city of Manicoré/AM, whose results served as the basis for the analysis. With this, it is expected that the results found may contribute to the application of pedagogical practices that encourage meaningful learning in the student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleOs desafios do processo ensino-aprendizagem de língua portuguesa em uma escola pública do município de Manicoré/AM em tempos de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeThe challenges of the Portuguese language teaching-learning process in a public school in the municipality of Manicoré/AM in times of a pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-10T18:42:09Z-
dc.creator.ID037706022-42pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.contributor.referee1Lima, Maria Francisca Morais de-
dc.description.resumoO estudo cujo tema é os desafios do processo ensino aprendizagem se desencadeou a partir da problemática da pandemia do covid-19. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as implicações advindas da pandemia e os desafios de adaptação de outras práticas pedagógicas no ensino de língua portuguesa. A fim de responder o objetivo geral, elencou-se como objetivos específicos: apresentar, via autores, o período pandêmico e as dificuldades de continuidade das atividades educacionais em meio a pandemia do Covid-19. Para a contribuição teórica da pesquisa, utilizou-se Vygotsky (1991), Freire (2011), a Base Nacional Comum Curricular (2018), Irandé Antunes (2003), a Nota técnica “Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da covid-19” (2020) e Melo Neto (2021), entre outros. O estudo foi realizado como pesquisa bibliográfica e de campo de natureza quali-quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionário ao corpo docente e discente de uma escola pública do município de Manicoré/AM, cujos resultados serviram de base para a análise. Com isso, espera-se que os resultados encontrados possam contribuir para a aplicação de práticas pedagógicas que estimulem no aluno uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BASTOS, Maria Clotilde Pires; FERREIRA, Daniela Vitor. Metodologia Científica, Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. BRASIL, Ministério da Educação. Nota técnica “Ensino a distância na educação básica frente à pandemia da covid-19”, 2020. BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997. CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da Aprendizagem. Petrópolis, ed. Vozes, 1987. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo, Paz e Terra, 2011. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MELO NETO, José Augusto de. Escritos na quarentena: reflexões sobre educação e tecnologia. Manaus: Editora Valer, 2021. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. VAILLANT, Denise. MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar. As quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: Editora da Universidades Tecnológica Federal do Paraná, 2012. VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. VYGOTSKY, Lev S. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: 11ª edição - Ícone, 2010.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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