DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4663
Title: A importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré
Other Titles: The importance of studying linguistic variations in the teaching of the Portuguese language in 3rd year classes in a public school in the municipality of Manicoré
Authors: Xavier, Jackeline Lopes
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Katriana Jacaúna Farias
Keywords: Variações Linguísticas;Sala de aula;Preconceito Linguístico
Issue Date: 3-Mar-2023
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: XAVIER, Jackeline Lopes. AA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do estudo das Variações Linguísticas no ensino de Língua Portuguesa, para que os alunos conheçam e entendam que o nosso país possui grandes variações linguísticas devido ao seu processo histórico, regional, social e cultural. Por este motivo foi analisado o grau de conhecimento dos alunos sobre essa temática na disciplina de Língua Portuguesa e como a professora trabalha esse conteúdo nas aulas. Foi utilizado métodos de abordagem qualitativa e descritiva através dos questionários aplicados aos alunos e a professora, para melhor desenvolvimento desta pesquisa é apresentado como base teórica autores como Bagno, Bortoni e outros escritores.
Abstract: This article aims to present the importance of studying Linguistic Variations in teaching Portuguese, so that students know and understand that our country has great linguistic variations due to its historical, regional, social and cultural process. For this reason, the students' degree of knowledge about this subject in the Portuguese language course was analyzed and how the teacher works with this content in class. Methods of a qualitative and descriptive approach were used through questionnaires applied to the students and the teacher, for a better development of this research authors such as Bagno, Bortoni and other writers are presented as a theoretical basis.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4663
Appears in Collections:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.