DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorXavier, Jackeline Lopes-
dc.date.available2023-04-26-
dc.date.available2023-05-09T18:54:09Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationXAVIER, Jackeline Lopes. AA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4663-
dc.description.abstractThis article aims to present the importance of studying Linguistic Variations in teaching Portuguese, so that students know and understand that our country has great linguistic variations due to its historical, regional, social and cultural process. For this reason, the students' degree of knowledge about this subject in the Portuguese language course was analyzed and how the teacher works with this content in class. Methods of a qualitative and descriptive approach were used through questionnaires applied to the students and the teacher, for a better development of this research authors such as Bagno, Bortoni and other writers are presented as a theoretical basis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVariações Linguísticaspt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectPreconceito Linguísticopt_BR
dc.titleA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicorépt_BR
dc.title.alternativeThe importance of studying linguistic variations in the teaching of the Portuguese language in 3rd year classes in a public school in the municipality of Manicorépt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-09T18:54:09Z-
dc.creator.ID04007112-41pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.contributor.referee1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo apresentar a importância do estudo das Variações Linguísticas no ensino de Língua Portuguesa, para que os alunos conheçam e entendam que o nosso país possui grandes variações linguísticas devido ao seu processo histórico, regional, social e cultural. Por este motivo foi analisado o grau de conhecimento dos alunos sobre essa temática na disciplina de Língua Portuguesa e como a professora trabalha esse conteúdo nas aulas. Foi utilizado métodos de abordagem qualitativa e descritiva através dos questionários aplicados aos alunos e a professora, para melhor desenvolvimento desta pesquisa é apresentado como base teórica autores como Bagno, Bortoni e outros escritores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003, p. 103-105. ASSIS, Andreia Silva, LUQUETTI, Eliana Crispim. O ensino da variação linguística e o livro didático: o processo de ensino-aprendizagem da língua materna na educação básica, UFU. Rio de Janeiro, 2014. BAGNO, Marcos Preconceito Linguístico: o que é, como se faz. 49 ed. São Paulo. Edição Loyola.1999. BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola, 2002. BAGNO, M. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico, Loyola, 52ª edição. São Paulo, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – Bases legais, 2000. BRASIL/MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: Secretaria de Educação fundamental, 1997, p. 19-41. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Caderno de Teoria e Prática 1 – TP1: linguagem e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. LEITE, Yonne. CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. 3 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2005. BORTONI-RICARDO, stella Maris. Nós chegamu na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. 2. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. MARTELOTTA, Mário Eduardo (org.); Manual da Linguística: São Paulo, Contexto,2008. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001. NETO, A. G. S. N.; SOUZA, L. R. de; PINHEIRO, N. A. dos S.; LUTERMAN, L. Al. Variação Linguística e pluralidade cultural: sociolinguística para alunos do ensino médio. III Anais do Simpósio de Prática e Ensino de Línguas. Goiás: 2017. PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico /-2. ed.- Novo Hamburgo: Feevale. 2013. SUASSURE, F. de. Curso de linguística geral. 20 ed. São Paulo: Cultrix, 1997. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.