DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4663
Título: A importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré
Título(s) alternativo(s): The importance of studying linguistic variations in the teaching of the Portuguese language in 3rd year classes in a public school in the municipality of Manicoré
Autor(es): Xavier, Jackeline Lopes
Orientador(es): Ferreira, Katriana Jacaúna Farias
Palavras-chave: Variações Linguísticas;Sala de aula;Preconceito Linguístico
Data do documento: 3-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: XAVIER, Jackeline Lopes. AA importância do estudo das variações linguísticas no ensino da língua Portuguesa nas turmas de 3º ano em uma escola pública do município de Manicoré. 2023. 18f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a importância do estudo das Variações Linguísticas no ensino de Língua Portuguesa, para que os alunos conheçam e entendam que o nosso país possui grandes variações linguísticas devido ao seu processo histórico, regional, social e cultural. Por este motivo foi analisado o grau de conhecimento dos alunos sobre essa temática na disciplina de Língua Portuguesa e como a professora trabalha esse conteúdo nas aulas. Foi utilizado métodos de abordagem qualitativa e descritiva através dos questionários aplicados aos alunos e a professora, para melhor desenvolvimento desta pesquisa é apresentado como base teórica autores como Bagno, Bortoni e outros escritores.
Abstract: This article aims to present the importance of studying Linguistic Variations in teaching Portuguese, so that students know and understand that our country has great linguistic variations due to its historical, regional, social and cultural process. For this reason, the students' degree of knowledge about this subject in the Portuguese language course was analyzed and how the teacher works with this content in class. Methods of a qualitative and descriptive approach were used through questionnaires applied to the students and the teacher, for a better development of this research authors such as Bagno, Bortoni and other writers are presented as a theoretical basis.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4663
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.