DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4661
Título: O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia
Título(s) alternativo(s): The use of the whatsapp application as a tool in teaching the Portuguese language during the pandemic
Autor(es): Sá, Giovana Maria dos Santos de
Orientador(es): Ferreira, Katriana Jacaúna Farias
Palavras-chave: Educação na Pandemia;Whatsapp em Aulas Remotas;Ensino da Língua Portuguesa.
Data do documento: 3-Mar-2023
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.
Resumo: Neste trabalho busca-se apresentar os resultados da pesquisa sobre o uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo método de abordagem foi o descritivo, tendo como público alvo alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré. Dentre as diversas temáticas abordadas neste artigo destaca-se o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta no ensino durante a pandemia; TDICs nas aulas e o Letramento digital. Como aporte teórico estão presentes ideias de Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), bem como a portaria nº 343 do Ministério da Educação (2020).
Abstract: In this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020).
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4661
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia.pdf555,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.