DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4661
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSá, Giovana Maria dos Santos de-
dc.date.available2023-04-18-
dc.date.available2023-05-09T18:49:24Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationSÁ, Giovana Maria dos Santos de. O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia. 2023. 15f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manicoré. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4661-
dc.description.abstractIn this work, we seek to present the results of research on the use of the whatsapp application as a tool in teaching Portuguese during the pandemic. The research is of a qualitative nature, whose method of approach was the descriptive, having as target public students of the 3rd year of high school in a public school in the Municipality of Manicoré. Among the various topics addressed in this article, the use of the WhatsApp application as a teaching tool during the pandemic stands out; TDICs in classes and digital literacy. As a theoretical contribution, there are ideas from Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), as well as Ordinance No. 343 of the Ministry of Education (2020).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação na Pandemiapt_BR
dc.subjectWhatsapp em Aulas Remotaspt_BR
dc.subjectEnsino da Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleO uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemiapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the whatsapp application as a tool in teaching the Portuguese language during the pandemicpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-05-09T18:49:24Z-
dc.creator.ID045724202-70pt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.contributor.referee1Ferreira, Katriana Jacaúna Farias-
dc.description.resumoNeste trabalho busca-se apresentar os resultados da pesquisa sobre o uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de Língua Portuguesa durante a pandemia. A pesquisa é de natureza qualitativa, cujo método de abordagem foi o descritivo, tendo como público alvo alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Manicoré. Dentre as diversas temáticas abordadas neste artigo destaca-se o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta no ensino durante a pandemia; TDICs nas aulas e o Letramento digital. Como aporte teórico estão presentes ideias de Carla Viana Coscarelli (2017), Rafaela Martini Feronato (2012), José Moran (1995), bem como a portaria nº 343 do Ministério da Educação (2020).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BRASIL, Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, v. 158, n. 53, p. 39, 18 mar. 2020. Disponível em:https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 16 abr. 2021. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3 ed.; 2 reimp. – Belo Horizonte: Ceale; Autêntica Editora, 2017. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de pesquisa social. Editora Atlas, 6ª edição, São Paulo, 2008. FERONATO, R. M. S. O professor e o uso das tecnologias digitais. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias e Mídias. Curso de Especialização em Mídias Educacionais. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/102850/000919963.pdf?sequence=1 FERRETE, Anne Alilma Silva Souza. Reflexões sobre a tecnologia computacional na educação: a experiência do IFS. 1 ed. Aracaju: IFS, 2016.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESMCR – Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do aplicativo whatsapp como ferramenta no ensino de língua portuguesa durante a pandemia.pdf555,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.