DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4627
Titel: O incentivo à leitura através das lendas amazônicas no ensino fundamental em Alvarães-Am
Sonstige Titel: The incentive to read through amazonian legends in elementary school in Alvarães-Am
Autor(en): Nascimento, Mayara Meireles do
metadata.dc.contributor.advisor1: Monteiro, Rosineide Rodrigues
Stichwörter: Leitura;Legends;Lendas;Escrita;Reading;Writing
Erscheinungsdatum: 18-Okt-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: O artigo versa acerca do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC expondo os resultados da pesquisa que tem como tema “O incentivo à leitura através das lendas amazônicas no ensino fundamental em Alvarães - AM”. Sabemos que nosso Amazonas é repleto de magias e histórias. O povo habitante desse verde chão é rico em saberes, rico de uma cultura espetacular e contações de lendas. Nesse aspecto, a partir dessa curiosidade, surgiu o interesse em ouvir de professores e alunos, os seus saberes e dificuldades relacionadas às lendas do nosso dia a dia. Desta maneira, delineamos como objetivo geral proporcionar ao corpo docente o contato com um acervo bibliográfico regional para facilitar no processo de ensino-aprendizagem visando o incentivo à leitura através das lendas amazônicas. O referencial teórico foi fundamentado em Terra (2019), Kleiman (2010), Costa (2009), Cardoso (2018) e Freire (2001). A metodologia foi norteada pela abordagem qualitativa e pesquisa de campo baseada em Chizzotti (2006), Marconi e Lakatos (1999). As técnicas foram a observação e o questionário misto usado para coletar informações verídicas. O público alvo foram duas professoras e cinco alunos do 6º e 9º ano. Os resultados colhidos mostram as dificuldades dos alunos na leitura, porém as lendas foram primordiais para desenvolvimento da oralidade e fortalecimento do conhecimento discente. Desse modo, consideramos que o gênero textual é rico em saberes culturais e magias, por isso é indicado aos alunos
Zusammenfassung: The article deals with the Course Completion Work - TCC exposing the results of the research that has as its theme "The incentive to read through amazonian legends in elementary school in Alvarães - AM". We know that our Amazon is full of spells and stories. The people living on this green ground are rich in knowledge, rich in spectacular culture and legend telling. In this respect, from this curiosity, there was an interest in hearing from teachers and students their knowledge and difficulties related to the legends of our daily life. Thus, we outline as a general objective to provide the faculty with contact with a regional bibliographic collection to facilitate the teaching-learning process aiming at encouraging reading through Amazonian legends. The theoretical framework was based on Terra (2019), Kleiman (2010), Costa (2009), Cardoso (2018) and Freire (2001). The methodology was based on qualitative approach and field research based on Chizzotti (2006), Marconi and Lakatos (1999). The techniques were observation and the mixed questionnaire used to collect true information. The target audience was two teachers and five students from the 6th and 9th grade. The results collected show the difficulties of the students in reading, but the legends were paramount for the development of orality and strengthening of student knowledge. Thus, we consider that the textual genre is rich in cultural knowledge and magic, so it is indicated to the students
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4627
Enthalten in den Sammlungen:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O incentivo à leitura através das lendas amazônicas no ensino fundamental em Alvarães-Am.pdf528,2 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.