DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Mayara Meireles do-
dc.date.available2023-03-13-
dc.date.available2023-03-31T14:20:55Z-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4627-
dc.description.abstractThe article deals with the Course Completion Work - TCC exposing the results of the research that has as its theme "The incentive to read through amazonian legends in elementary school in Alvarães - AM". We know that our Amazon is full of spells and stories. The people living on this green ground are rich in knowledge, rich in spectacular culture and legend telling. In this respect, from this curiosity, there was an interest in hearing from teachers and students their knowledge and difficulties related to the legends of our daily life. Thus, we outline as a general objective to provide the faculty with contact with a regional bibliographic collection to facilitate the teaching-learning process aiming at encouraging reading through Amazonian legends. The theoretical framework was based on Terra (2019), Kleiman (2010), Costa (2009), Cardoso (2018) and Freire (2001). The methodology was based on qualitative approach and field research based on Chizzotti (2006), Marconi and Lakatos (1999). The techniques were observation and the mixed questionnaire used to collect true information. The target audience was two teachers and five students from the 6th and 9th grade. The results collected show the difficulties of the students in reading, but the legends were paramount for the development of orality and strengthening of student knowledge. Thus, we consider that the textual genre is rich in cultural knowledge and magic, so it is indicated to the studentspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLegendspt_BR
dc.subjectLendaspt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleO incentivo à leitura através das lendas amazônicas no ensino fundamental em Alvarães-Ampt_BR
dc.title.alternativeThe incentive to read through amazonian legends in elementary school in Alvarães-Ampt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-31T14:20:55Z-
dc.contributor.advisor1Monteiro, Rosineide Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Rosineide Rodrgues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4151776187258374pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Manoel Domingos Castro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5332003288110141pt_BR
dc.contributor.referee3Praia, Ana de Nazaré Egas-
dc.description.resumoO artigo versa acerca do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC expondo os resultados da pesquisa que tem como tema “O incentivo à leitura através das lendas amazônicas no ensino fundamental em Alvarães - AM”. Sabemos que nosso Amazonas é repleto de magias e histórias. O povo habitante desse verde chão é rico em saberes, rico de uma cultura espetacular e contações de lendas. Nesse aspecto, a partir dessa curiosidade, surgiu o interesse em ouvir de professores e alunos, os seus saberes e dificuldades relacionadas às lendas do nosso dia a dia. Desta maneira, delineamos como objetivo geral proporcionar ao corpo docente o contato com um acervo bibliográfico regional para facilitar no processo de ensino-aprendizagem visando o incentivo à leitura através das lendas amazônicas. O referencial teórico foi fundamentado em Terra (2019), Kleiman (2010), Costa (2009), Cardoso (2018) e Freire (2001). A metodologia foi norteada pela abordagem qualitativa e pesquisa de campo baseada em Chizzotti (2006), Marconi e Lakatos (1999). As técnicas foram a observação e o questionário misto usado para coletar informações verídicas. O público alvo foram duas professoras e cinco alunos do 6º e 9º ano. Os resultados colhidos mostram as dificuldades dos alunos na leitura, porém as lendas foram primordiais para desenvolvimento da oralidade e fortalecimento do conhecimento discente. Desse modo, consideramos que o gênero textual é rico em saberes culturais e magias, por isso é indicado aos alunospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O incentivo à leitura através das lendas amazônicas no ensino fundamental em Alvarães-Am.pdf528,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.