DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4452
Titel: Explorar recursos didáticos alternativos para o ensino da célula eucarionte no ensino fundamental
Sonstige Titel: Explore alternative didactic resources for teaching the eukaryotic cell in elementary school
Autor(en): Gaia, Nelissa Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Joeliza Nunes
Stichwörter: Ensino de Citologia;Sequência Didática;Atividades Lúdicas
Erscheinungsdatum: 4-Nov-2020
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: GAIA, Nelissa Lima. Explorar recursos didáticos alternativos para o ensino da célula eucarionte no ensino fundamental. 2020. 47f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
metadata.dc.description.resumo: A disciplina Ciências Naturais no Ensino Fundamental é a base da alfabetização científica. Momento em que o aluno aprende muitos conceitos que serão úteis para a sua formação. Entre estes conceitos estão os conceitos de citologia que, geralmente, são tratados no Ensino Fundamental com aulas teóricas com enfoque na memorização de estruturas celulares. Partindo do pressuposto de que é possível explorar conceitos sobre as células com material concreto, jogos e dinâmicas é que esta pesquisa teve o objetivo de implementar uma sequência didática para o ensino de Citologia por meio de atividades lúdicas com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 38 alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos de pesquisa: revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu por meio de uma sequência didática que foi dividida em quatro momentos: 1. aula teórica para exposição do conteúdo célula eucarionte; 2. atividade com massa de modelar onde os alunos tiverem que modelar a estrutura da célula eucarionte; 3. Jogo didático chamado “Jogada Citoplasmática” e 4. Produção de texto onde pudemos avaliar a aprendizagem dos alunos. Com o desenvolvimento da pesquisa concluímos que o uso de atividades lúdicas e jogos didáticos são importantes para o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos em citologia.
Zusammenfassung: The discipline Natural Sciences in Elementary Education is the basis of scientific literacy. Moment when the student learns many concepts that will be useful for their training. Among these concepts are the concepts of cytology that are usually treated in Elementary School with theoretical classes with a focus on the memorization of cellular structures. Based on the assumption that it is possible to explore concepts about cells with concrete material, games and dynamics, this research aimed to implement a didactic sequence for the teaching of cytology through play activities with students in the 8th grade of elementary school. The research methodology is qualitative. The research subjects were 38 students from a class from the 8th grade of elementary school. For data collection, the following research instruments were used: literature review and field research. The field research took place through a didactic sequence that was divided into four moments: 1. theoretical class to expose the eukaryotic cell content; 2. activity with modeling clay where students have to model the structure of the eukaryotic cell; 3. Didactic game called “Cytoplasmic Play” and 4. Text production where we could assess students' learning. With the development of the research we concluded that the use of ludic activities and didactic games are important for the teaching and learning of scientific concepts in cytology.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4452
Enthalten in den Sammlungen:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Explorar recursos didáticos alternativos para o ensino da célula eucarionte no ensino fundamental.pdf836,7 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.