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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGaia, Nelissa Lima-
dc.date.available2023-01-10-
dc.date.available2023-01-13T13:42:19Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.citationGAIA, Nelissa Lima. Explorar recursos didáticos alternativos para o ensino da célula eucarionte no ensino fundamental. 2020. 47f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4452-
dc.description.abstractThe discipline Natural Sciences in Elementary Education is the basis of scientific literacy. Moment when the student learns many concepts that will be useful for their training. Among these concepts are the concepts of cytology that are usually treated in Elementary School with theoretical classes with a focus on the memorization of cellular structures. Based on the assumption that it is possible to explore concepts about cells with concrete material, games and dynamics, this research aimed to implement a didactic sequence for the teaching of cytology through play activities with students in the 8th grade of elementary school. The research methodology is qualitative. The research subjects were 38 students from a class from the 8th grade of elementary school. For data collection, the following research instruments were used: literature review and field research. The field research took place through a didactic sequence that was divided into four moments: 1. theoretical class to expose the eukaryotic cell content; 2. activity with modeling clay where students have to model the structure of the eukaryotic cell; 3. Didactic game called “Cytoplasmic Play” and 4. Text production where we could assess students' learning. With the development of the research we concluded that the use of ludic activities and didactic games are important for the teaching and learning of scientific concepts in cytology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Citologiapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectAtividades Lúdicaspt_BR
dc.titleExplorar recursos didáticos alternativos para o ensino da célula eucarionte no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeExplore alternative didactic resources for teaching the eukaryotic cell in elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T13:42:19Z-
dc.creator.ID022053662-70pt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.contributor.referee2Bezerra, Cynara Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5843265491876998pt_BR
dc.contributor.referee3Castro , Naímy Farias de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5988655555615359pt_BR
dc.description.resumoA disciplina Ciências Naturais no Ensino Fundamental é a base da alfabetização científica. Momento em que o aluno aprende muitos conceitos que serão úteis para a sua formação. Entre estes conceitos estão os conceitos de citologia que, geralmente, são tratados no Ensino Fundamental com aulas teóricas com enfoque na memorização de estruturas celulares. Partindo do pressuposto de que é possível explorar conceitos sobre as células com material concreto, jogos e dinâmicas é que esta pesquisa teve o objetivo de implementar uma sequência didática para o ensino de Citologia por meio de atividades lúdicas com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. A metodologia da pesquisa tem caráter qualitativo. Os sujeitos da pesquisa foram 38 alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Para a coleta de dados foram utilizados os instrumentos de pesquisa: revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo ocorreu por meio de uma sequência didática que foi dividida em quatro momentos: 1. aula teórica para exposição do conteúdo célula eucarionte; 2. atividade com massa de modelar onde os alunos tiverem que modelar a estrutura da célula eucarionte; 3. Jogo didático chamado “Jogada Citoplasmática” e 4. Produção de texto onde pudemos avaliar a aprendizagem dos alunos. Com o desenvolvimento da pesquisa concluímos que o uso de atividades lúdicas e jogos didáticos são importantes para o ensino e a aprendizagem de conceitos científicos em citologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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dc.publisher.initialsUEApt_BR
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