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http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/439
Título: | O papel da escola na promoção da educação para o trânsito em uma escola da rede estadual de ensino no 5º ano do ensino fundamental na cidade de Tefé/AM |
Título(s) alternativo(s): | The role of the school in the promotion of traffic education in a school of the state school system in the 5th year of primary education in the city of Tefé / AM |
Autor(es): | Oliveira, Maria Odenize Souza de |
Palavras-chave: | Papel da escola;Promoção da educação;Trânsito - educação;Educação fundamental - Tefé;Tefé - educação |
Data do documento: | 21-Ago-2017 |
Editor: | Universidade do Estado do Amazonas |
Abstract: | O trabalho intitulado O papel da escola na promoção da educação para o trânsito em uma escola da rede estadual de ensino no 5º. ano do Ensino Fundamental da cidade de Tefé/AM, foi fruto de pesquisa que teve por objetivo geral investigar de que maneira a educação para o trânsito é trabalhada no 5º. ano de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, almejando à sensibilização dos discentes e docentes sobre o tema, e a promoção de uma educação mais reflexiva baseada em valores éticos. Partindo das seguintes perguntas norteadoras: a educação é importante para a redução da violência no trânsito? A educação para o trânsito é compreendida como um processo de sensibilização e reflexão das relações humanas baseadas em valores éticos? A segurança no trânsito pode ser refletida em uma sala de aula de 5º ano, como meio de orientação para minimizar os acidentes nas vias públicas em Tefé/AM? A aplicação de oficinas contribui como recurso motivacional para o educando perceber a importância da educação no trânsito? No levantamento bibliográfico utilizamos Imbernón (2000), Moran (2007), Pilletti (2000), Chizzotti (2006), que norteou a pesquisa de campo; o método de abordagem foi o fenomenológico e a pesquisa quanti-qualitativa enquanto os instrumentos foram a observação participante e o questionário aplicado a 01 gestora, a 01 professora, a 01 pedagoga e a 07 alunos (as) que serviram de amostra e fonte de informação. Os dados coletados foram expostos de forma descritiva e interpretativa, através de quadros e gráficos. Os resultados apontam que a escola ainda deixa de lado a educação para o trânsito, um tema importante e de interesse dos educandos. Portanto, o assunto é um problema social e até mesmo reflexo da falta de valores morais dos indivíduos, e a escola não pode se eximir de contribuir como mediadora de informação. |
URI: | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/439 |
Aparece nas coleções: | CEST_TCC_2017 |
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