Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Maria Odenize Souza de | - |
dc.date.publication | 2017-08-21T15:16:00Z | - |
dc.date.available | 2017-08-21T15:16:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-21 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/439 | - |
dc.description.abstract | O trabalho intitulado O papel da escola na promoção da educação para o trânsito em uma escola da rede estadual de ensino no 5º. ano do Ensino Fundamental da cidade de Tefé/AM, foi fruto de pesquisa que teve por objetivo geral investigar de que maneira a educação para o trânsito é trabalhada no 5º. ano de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, almejando à sensibilização dos discentes e docentes sobre o tema, e a promoção de uma educação mais reflexiva baseada em valores éticos. Partindo das seguintes perguntas norteadoras: a educação é importante para a redução da violência no trânsito? A educação para o trânsito é compreendida como um processo de sensibilização e reflexão das relações humanas baseadas em valores éticos? A segurança no trânsito pode ser refletida em uma sala de aula de 5º ano, como meio de orientação para minimizar os acidentes nas vias públicas em Tefé/AM? A aplicação de oficinas contribui como recurso motivacional para o educando perceber a importância da educação no trânsito? No levantamento bibliográfico utilizamos Imbernón (2000), Moran (2007), Pilletti (2000), Chizzotti (2006), que norteou a pesquisa de campo; o método de abordagem foi o fenomenológico e a pesquisa quanti-qualitativa enquanto os instrumentos foram a observação participante e o questionário aplicado a 01 gestora, a 01 professora, a 01 pedagoga e a 07 alunos (as) que serviram de amostra e fonte de informação. Os dados coletados foram expostos de forma descritiva e interpretativa, através de quadros e gráficos. Os resultados apontam que a escola ainda deixa de lado a educação para o trânsito, um tema importante e de interesse dos educandos. Portanto, o assunto é um problema social e até mesmo reflexo da falta de valores morais dos indivíduos, e a escola não pode se eximir de contribuir como mediadora de informação. | en |
dc.language.iso | other | en |
dc.publisher | Universidade do Estado do Amazonas | en |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Papel da escola | en |
dc.subject | Promoção da educação | en |
dc.subject | Trânsito - educação | en |
dc.subject | Educação fundamental - Tefé | en |
dc.subject | Tefé - educação | en |
dc.title | O papel da escola na promoção da educação para o trânsito em uma escola da rede estadual de ensino no 5º ano do ensino fundamental na cidade de Tefé/AM | en |
dc.title.alternative | The role of the school in the promotion of traffic education in a school of the state school system in the 5th year of primary education in the city of Tefé / AM | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | en |
Aparece nas coleções: | CEST_TCC_2017 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O PAPEL DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA O TRANSITO.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons