DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4387
Título: O uso de recursos didáticos adaptados em Braille: possibilidades para o Ensino de Biologia em uma escola pública no Município de Parintins - AM
Título(s) alternativo(s): The use of didactic resources adapted in Braille: possibilities for the Teaching of Biology in a public school in the Municipality of Parintins - AM
Autor(es): Fonseca, Iraildes Melo
Orientador(es): Amoedo, Francisca Keila de Freitas
Palavras-chave: Educação Inclusiva;Ensino de Biologia;Material didático adaptado
Data do documento: 10-Mai-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FONSECA, Iraildes Melo. O uso de recursos didáticos adaptados em Braille: possibilidades para o Ensino de Biologia em uma escola pública no Município de Parintins - AM. 2022. 45f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: Este estudo traz indagações acerca das práticas pedagógicas inclusivas voltadas ao ensino de biologia, considerando o processo de inclusão dos estudantes cegos. O uso de material didático adaptado é um fator que precisa ser revisto e colocado em prática pela escola, visando à melhoria da aprendizagem, pois muitos estudantes cegos frequentam a escola, mas por falta de um olhar mais atento as dificuldades e uma prática pedagógica de fato inclusiva, o ensino pouco contribui para o desenvolvimento desses estudantes. Assim, objetivamos na pesquisa Analisar os benefícios dos recursos didáticos adaptados em braile para estudantes cegos nas aulas de Biologia de uma escola pública no município de Parintins-AM. Autores como Vaz et al ( 2012), Azevedo ( 2012), entre outros, contribuem para essa pesquisa pois trazem a perspectiva de que ministrar aulas de Ciências e Biologia tem sido um grande desafio para os professores da área, uma vez que a maioria não está preparada para enfrentar essa particularidade em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois procura descrever as percepções, opiniões e indagações, numa profunda interação entre os atores da pesquisa. Como procedimento utilizou- se o estudo de caso. Como técnica de pesquisa observação participante; relatos/livres e aplicação de oficinas pedagógicas. Os sujeitos de pesquisa foram duas estudantes cegas inclusas no 3º ano do ensino médio. Espera – se que essa pesquisa oportunize novas discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem de estudantes cegos e possa contribuir para novas praticas pedagógicas inclusivas em sala de aula.
Abstract: This study raises questions about inclusive pedagogical practices aimed at teaching biology, considering the inclusion process of blind students. The use of adapted didactic material is a factor that needs to be reviewed and put into practice by the school, aiming at improving learning, as many blind students attend school, but due to the lack of a closer look at the difficulties and a pedagogical practice in fact inclusive, teaching contributes little to the development of these students. Thus, the objective of the research we aimed is to analise the benefits of didactic resources adapted in braille for blind students in biology classes in a public school in the city of Parintins -AM. Authors like Vaz et al (2012); Azevedo (2012), among others, contribute to this research because they bring the perspective that teaching Science and Biology classes has been a great challenge for teachers in the area, since most are not prepared to face this particularity in the classroom. The research is of a qualitative nature, as it seeks to describe the perceptions, opinions and questions, in a deep interaction between the actors of the research. As a procedure we will use the case study. The techniques used in the research will be participant observation; reports / free and application of pedagogical workshop. The research subjects consist of two blind students included in the 3rd year of high school. It is hoped that this research may provide opportunities for discussions about the teaching-learning process of blind students and contribute to new inclusive pedagogical practices in the classroom.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4387
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.