DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFonseca, Iraildes Melo-
dc.date.available2022-11-11-
dc.date.available2022-11-21T17:21:53Z-
dc.date.issued2022-05-10-
dc.identifier.citationFONSECA, Iraildes Melo. O uso de recursos didáticos adaptados em Braille: possibilidades para o Ensino de Biologia em uma escola pública no Município de Parintins - AM. 2022. 45f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4387-
dc.description.abstractThis study raises questions about inclusive pedagogical practices aimed at teaching biology, considering the inclusion process of blind students. The use of adapted didactic material is a factor that needs to be reviewed and put into practice by the school, aiming at improving learning, as many blind students attend school, but due to the lack of a closer look at the difficulties and a pedagogical practice in fact inclusive, teaching contributes little to the development of these students. Thus, the objective of the research we aimed is to analise the benefits of didactic resources adapted in braille for blind students in biology classes in a public school in the city of Parintins -AM. Authors like Vaz et al (2012); Azevedo (2012), among others, contribute to this research because they bring the perspective that teaching Science and Biology classes has been a great challenge for teachers in the area, since most are not prepared to face this particularity in the classroom. The research is of a qualitative nature, as it seeks to describe the perceptions, opinions and questions, in a deep interaction between the actors of the research. As a procedure we will use the case study. The techniques used in the research will be participant observation; reports / free and application of pedagogical workshop. The research subjects consist of two blind students included in the 3rd year of high school. It is hoped that this research may provide opportunities for discussions about the teaching-learning process of blind students and contribute to new inclusive pedagogical practices in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectMaterial didático adaptadopt_BR
dc.titleO uso de recursos didáticos adaptados em Braille: possibilidades para o Ensino de Biologia em uma escola pública no Município de Parintins - AMpt_BR
dc.title.alternativeThe use of didactic resources adapted in Braille: possibilities for the Teaching of Biology in a public school in the Municipality of Parintins - AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-21T17:21:53Z-
dc.creator.ID960856492-15pt_BR
dc.contributor.advisor1Amoedo, Francisca Keila de Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee1Amoedo, Francisca Keide De Freitas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2195704246610177pt_BR
dc.contributor.referee2Vaconcelos, Georgina Terezinha Brito-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9048233991419879pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Joeliza Nunes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983892958051440pt_BR
dc.description.resumoEste estudo traz indagações acerca das práticas pedagógicas inclusivas voltadas ao ensino de biologia, considerando o processo de inclusão dos estudantes cegos. O uso de material didático adaptado é um fator que precisa ser revisto e colocado em prática pela escola, visando à melhoria da aprendizagem, pois muitos estudantes cegos frequentam a escola, mas por falta de um olhar mais atento as dificuldades e uma prática pedagógica de fato inclusiva, o ensino pouco contribui para o desenvolvimento desses estudantes. Assim, objetivamos na pesquisa Analisar os benefícios dos recursos didáticos adaptados em braile para estudantes cegos nas aulas de Biologia de uma escola pública no município de Parintins-AM. Autores como Vaz et al ( 2012), Azevedo ( 2012), entre outros, contribuem para essa pesquisa pois trazem a perspectiva de que ministrar aulas de Ciências e Biologia tem sido um grande desafio para os professores da área, uma vez que a maioria não está preparada para enfrentar essa particularidade em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois procura descrever as percepções, opiniões e indagações, numa profunda interação entre os atores da pesquisa. Como procedimento utilizou- se o estudo de caso. Como técnica de pesquisa observação participante; relatos/livres e aplicação de oficinas pedagógicas. Os sujeitos de pesquisa foram duas estudantes cegas inclusas no 3º ano do ensino médio. Espera – se que essa pesquisa oportunize novas discussões sobre o processo de ensino e aprendizagem de estudantes cegos e possa contribuir para novas praticas pedagógicas inclusivas em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAZEVEDO, A. C. Utilizando material didático adaptado para deficientes visuais. Instituto de Física – UFRJ. Disponível em: https://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Alexandre_Azevedo/mate rial_didatico_Alexandre_Azevedo.pdf. Acesso em: 10/12/2021. BAZON, Fernanda Vilhena Mafra. Escolarização de alunos com deficiência visual: Elaboração e utilização de materiais didáticos como recursos pedagógicos inclusivos. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas, 2012. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. ______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. ______. Decreto 7611. 2011. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 15/ 12/2021. ______. lei Nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, 2015 ______. Ministério da Educação (MEC) Documento subsidiário à Política de Inclusão. Secretaria de Educação Especial. Brasília, 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/docsubsidiariopoliticadeinclusao.pdf. Acessado em: 20 / 02/2022. CERQUEIRA, J.B. ; FERREIRA, E.M.B. Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant. Rio de Janeiro, n. 5, p. 01-06, dez. 1996. DELIZOICOV, Demétrio; ANGNOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos; Colaboração Antônio Fernando Gouvêia da Silva. 2. Ed. São Paulo: Cortez, 2007. (coleção Docência em formação/Coordenação: Antônio Joaquim Severino, Sema Garrido Pimenta). DEMO, Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. 5. Ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007. FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 14.ed. rev. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. KRASILCHIK, Mirian, MARANDINO, Martha. Ensino de Ciências e Cidadania- 2º Ed- São Paulo: Moderna, 2007- (Cotidiano escolar: ação docente). 39 MASINI, E. F. S., & BAZON, F. V. M. (2005). A inclusão de estudantes com deficiência, no ensino superior. In Anais da 28ª Reunião Anual (p. 1-22). Caxambu, MG. MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 6. ed. – São Paulo : Atlas 2011. MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. – São Paulo : Atlas 2003. MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. São Paulo : Moderna , 2003. (Coleção cotidiano escolar) MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. In: Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativa. 3, 2000, Peniche. Atas... Porto Alegre: UFRGS, 2000. p. 33-45. PIAGET, J.A. A equilibração das estruturas cognitivas: Problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro. Zahar, 1976. RODRIGUES, D. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva (org.), São Paulo. Summus Editorial. 2006 ROPOLI, Edilene Aparecida;. MANTOAN, Maria Tereza Egler;. SANTOS, Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos;. MACHADO, Rosangela. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar : a escola comum inclusiva - Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza] : Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 1. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar) SANDIN-ESTEBAN, Maria Paz. Pesquisa qualitativa em educação: Fundamentos e tradições. Tradução Miguel Cabrera.-Porto Alegre: AMGH, 2010. SANTOS, B. S. Entrevista com professor Boaventura de Souza Santos. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/docentes/jurandir/jurandir-boaven1.htm, 1995. SANTOS, M. P. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Revista Movimento - Revista da Faculdade de Educação da UFF- no. 7 Maio de 2003-p. 78- 91. SELAU, B. M; DAMIANI, F.M; COSTAS, F. A. T. Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?. Acta Scientiarum. v. 39, n. 4, p. 431-440, Maringá, 2017 SILVA, P.R; RUST, N.M. ensino de ciências: produção de material didático para alunos cegos e com baixa visão. Revista da SBENBIO. N.9.2016. SOUZA, Suzani Cassiani de, LINSINGEN, Irlan Von, GIRALDI, Patrícia Montanari. Análise do discurso: Enfocando os estudos sobre Ciência e a tecnologia na Educação. Rio de Janeiro, 2008 ( Apresentação Oral). STELLA, L. F.; MASSABNI, V. G. Ensino de Ciências Biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciênc. Educ., Bauru, v. 25, n. 2, p. 353-374, 2019. VAZ, José Murilo Calixto;. PAULINO, Ana Laura de Souza;. BAZON, Fernanda Vilhena Mafra;. KIILL, Keila Bossolani;. ORLANDO, Tereza Cristina;. REIS, Micchele Xavier dos. Material Didático para Ensino de Biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 12, Nº 3, 2012. VAZ, J.M.C; BAZON, F.V.M. materiais adaptados para o ensino de biologia como recursos de inclusão de alunos com deficiência visual. Londrina. Nov/2011. VIEIRA, José. Metodologia de Pesquisa Cientifica na Prática. Curitiba: Editora Fael, 2010. VITTA, F.C.F. de ; SILVA, K.P.L.E. ; MORAES, M.C.A.F.Conceito sobre a educação da criança deficiente, de acordo com professores de educação infantil da cidade de Bauru. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 10, n. 1, p. 43-58, jan.-abr. 2004. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2005.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.