DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4371
Title: Tecendo pontos entre a Matemática e o Crochê uma experiência na turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Tefe-AM
Other Titles: Weaving points between Mathematics and Crochet an experience in the Youth and Adult Education class of a public school in the municipality of Tefe-AM
Authors: Praia , Jaqueline Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Sabrina de Souza
Keywords: Crochê; Significados; Saberes; Prática;Crochet; Meanings; Know; Practice
Issue Date: 8-Dec-2021
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
metadata.dc.description.resumo: Este artigo vislumbrou identificar as ideias matemáticas presentes nas peças artesanais de crochê constituindo um diálogo entre o saber/fazer matemático da crocheteira e a matemática escolar através da proposta pedagógica da Etnomatemática. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, o primeiro ocorreu no ambiente de trabalho de uma artesã de crochê e o segundo em uma escola pública do município de Tefé, interior do Estado do Amazonas na turma do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Nesta perspectiva, a abordagem adotada foi qualitativa com aportes do tipo etnográfico. Os resultados obtidos indicaram que a produção de significados matemáticos pelas artesãs é manifestada na tecitura de suas peças seja por meio da utilização de unidades de medidas não convencionais como os dedos, na contagem recursiva para obtenção de simetrias perfeitas ou na geometria de seus desenhos, além disso, a aproximação de situações cotidianas através da prática investigada com os conteúdos matemáticos trabalhados, porcentagem e regra de três, possibilitaram integrar novos sentidos nos alunos sobre as múltiplas linguagens matemáticas produzidas enquanto sujeitos caracterizados pela cultura, história e sociedade, incorporando a matemática escolar valores de humanidade
Abstract: This article envisioned identifying the mathematical ideas present in handmade crochet pieces constituting a dialogue between the mathematical know/doing of the crocheter and the school mathematics through the pedagogical proposal of the Ethnomathematics. The results indicated that the production of mathematical meanings by artisans is manifested in the weaving of their pieces either through the use of units of non- conventional as fingers, in the recursive count for obtaining perfect symmetries or in the geometry of their drawings, in addition, the approximation of everyday situations through the practice investigated with the contents mathematicians worked, percentage and rule of three, made it possible to integrate new meanings in students on the multiple mathematical languages produced as subjects characterized by culture, history and society, incorporating school mathematics values of humanity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4371
Appears in Collections:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.