DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPraia , Jaqueline Lima-
dc.date.available2022-11-04-
dc.date.available2022-11-10T13:40:07Z-
dc.date.issued2021-12-08-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4371-
dc.description.abstractThis article envisioned identifying the mathematical ideas present in handmade crochet pieces constituting a dialogue between the mathematical know/doing of the crocheter and the school mathematics through the pedagogical proposal of the Ethnomathematics. The results indicated that the production of mathematical meanings by artisans is manifested in the weaving of their pieces either through the use of units of non- conventional as fingers, in the recursive count for obtaining perfect symmetries or in the geometry of their drawings, in addition, the approximation of everyday situations through the practice investigated with the contents mathematicians worked, percentage and rule of three, made it possible to integrate new meanings in students on the multiple mathematical languages produced as subjects characterized by culture, history and society, incorporating school mathematics values of humanity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrochê; Significados; Saberes; Práticapt_BR
dc.subjectCrochet; Meanings; Know; Practicept_BR
dc.titleTecendo pontos entre a Matemática e o Crochê uma experiência na turma de Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública do município de Tefe-AMpt_BR
dc.title.alternativeWeaving points between Mathematics and Crochet an experience in the Youth and Adult Education class of a public school in the municipality of Tefe-AMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-11-10T13:40:07Z-
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Sabrina de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9925363396216039pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1602032246228282pt_BR
dc.description.resumoEste artigo vislumbrou identificar as ideias matemáticas presentes nas peças artesanais de crochê constituindo um diálogo entre o saber/fazer matemático da crocheteira e a matemática escolar através da proposta pedagógica da Etnomatemática. A pesquisa foi desenvolvida em dois momentos, o primeiro ocorreu no ambiente de trabalho de uma artesã de crochê e o segundo em uma escola pública do município de Tefé, interior do Estado do Amazonas na turma do 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos. Nesta perspectiva, a abordagem adotada foi qualitativa com aportes do tipo etnográfico. Os resultados obtidos indicaram que a produção de significados matemáticos pelas artesãs é manifestada na tecitura de suas peças seja por meio da utilização de unidades de medidas não convencionais como os dedos, na contagem recursiva para obtenção de simetrias perfeitas ou na geometria de seus desenhos, além disso, a aproximação de situações cotidianas através da prática investigada com os conteúdos matemáticos trabalhados, porcentagem e regra de três, possibilitaram integrar novos sentidos nos alunos sobre as múltiplas linguagens matemáticas produzidas enquanto sujeitos caracterizados pela cultura, história e sociedade, incorporando a matemática escolar valores de humanidadept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBARDIN, Laurence. (2010). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. D’Ambrósio, Ubiratan. Etnomatemática – Elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed., Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2016. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz & Terra, 1996. KNIJINIK, Gelsa [et. al]. Etnomatemática em Movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. 23 KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1997. LIMA, Freudson Dantas de Lima. Etnomatemática no garimpo: Uma proposta de ação pedagógica para o ensino e aprendizagem de matemática na perspectiva da resolução de problemas / Freudson Dantas de Lima. – 2018. NACARATO, Adair Mendes, et.al. A matemática nos anos iniciais dos ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. LIMA, Rayandra Praiano de Lima ETNOMATEMÁTICA E CUSTOMIZAÇÃO DE SANDÁLIAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ENSINAR MATEMÁTICA / Rayandra Praiano de Lima, Orientador Prof. Msc. Sabrina de Souza Rodrigues – 2019. MORAES, Ronny Gleyson Maciel - Saberes e fazeres de pescadores de caranguejo de São Caetano de Odivelas/PA: uma abordagem etnomatemática / Ronny Gleyson Maciel de Moraes, orientador Prof. Dr. Erasmo Borges de Souza Filho – 2017. RIBEIRO, José Pedro Machado; DOMITE, Maria do Carmo Santos; FERREIRA, Rogério. Etnomatemática: papel, valor e significado. 2. ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2006. SILVA, Erica Fariasda - A etnomatemática no artesanato indígena: um estudo sobre elementos matemáticos nos teçumes Sateré-Mawé na comunidade, Boa Fé da região do Rio Andirá. / Erica Farias da Silva. 2018.pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CEST - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.