DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/436
Título: O uso do software geogebra na construção de gráficos da função polinomial do 1º grau no 1º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The use of geogebra software in the construction of graphs of the polynomial function of the 1st grade in the 1st year of high school
Autor(es): Silva, Léa Meire de Araújo Câmara da
Palavras-chave: Ensino da matemática;Função Polinomial do 1º Grau;Geogebra - software;Matemática - ensino aprendizagem
Data do documento: 18-Ago-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Abstract: O objetivo deste trabalho é mostrar como o estudo da Matemática se faz necessário na vida das pessoas, pois em tudo o que existe a Matemática se faz presente, e os alunos precisam de incentivo e de meios que facilitem o seu aprendizado quando buscarem o entendimento dessa matéria, pois a utilizarão em toda a sua vida. A utilização de recursos tecnológicos e digitais no ambiente escolar cria uma serie de novas propostas na educação, e a utilização de recursos digitais, para a produção de softwares educacionais traz uma aceitação muito importante pelo corpo discente, pois facilita o entendimento e a compreensão de assuntos que julgam complexos dentro da Matemática. A utilização do Software Geogebra tem uma linguagem que facilita a compreensão e a construção de gráficos das Funções Polinomiais do 1ºgrau no aprendizado da Matemática, pois é um software educativo que combina a Geometria e a Álgebra para fazer construções, incluindo pontos, segmentos e retas, em funções que podem ser alteradas de forma dinâmica. É um novo desafio na busca da qualidade de ensino, pois a tecnologia está presente de forma constante em nosso dia a dia. Estudos indicam que um educador que utiliza as tecnologias em suas aulas, pode obter muito mais resultados positivos, e que além de contribuir para um ensino qualificado, contribuem também para a melhoria de suas práticas pedagógicas. O contexto escolar precisa estar inserido no contexto tecnológico, apresentando aos alunos situações mais reais e tornando suas atividades mais significativas e menos abstratas, mais concretas e menos teóricas, ou seja, o aluno aprende melhor na prática. Como forma de experimentar a tecnologia em sala de aula, a metodologia é aplicada em duas aulas para alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Vasco Vasques, onde se aborda o assunto de Função e depois do estudo teórico, é aplicada uma prática usando o software Geogebra, aonde eles põem em prática o que aprenderam na teoria, enriquecendo ainda mais seu aprendizado.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/436
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons