DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/436
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Léa Meire de Araújo Câmara da-
dc.date.publication2017-08-21T14:28:49Z-
dc.date.available2017-08-21T14:28:49Z-
dc.date.issued2017-08-18-
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/436-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é mostrar como o estudo da Matemática se faz necessário na vida das pessoas, pois em tudo o que existe a Matemática se faz presente, e os alunos precisam de incentivo e de meios que facilitem o seu aprendizado quando buscarem o entendimento dessa matéria, pois a utilizarão em toda a sua vida. A utilização de recursos tecnológicos e digitais no ambiente escolar cria uma serie de novas propostas na educação, e a utilização de recursos digitais, para a produção de softwares educacionais traz uma aceitação muito importante pelo corpo discente, pois facilita o entendimento e a compreensão de assuntos que julgam complexos dentro da Matemática. A utilização do Software Geogebra tem uma linguagem que facilita a compreensão e a construção de gráficos das Funções Polinomiais do 1ºgrau no aprendizado da Matemática, pois é um software educativo que combina a Geometria e a Álgebra para fazer construções, incluindo pontos, segmentos e retas, em funções que podem ser alteradas de forma dinâmica. É um novo desafio na busca da qualidade de ensino, pois a tecnologia está presente de forma constante em nosso dia a dia. Estudos indicam que um educador que utiliza as tecnologias em suas aulas, pode obter muito mais resultados positivos, e que além de contribuir para um ensino qualificado, contribuem também para a melhoria de suas práticas pedagógicas. O contexto escolar precisa estar inserido no contexto tecnológico, apresentando aos alunos situações mais reais e tornando suas atividades mais significativas e menos abstratas, mais concretas e menos teóricas, ou seja, o aluno aprende melhor na prática. Como forma de experimentar a tecnologia em sala de aula, a metodologia é aplicada em duas aulas para alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Vasco Vasques, onde se aborda o assunto de Função e depois do estudo teórico, é aplicada uma prática usando o software Geogebra, aonde eles põem em prática o que aprenderam na teoria, enriquecendo ainda mais seu aprendizado.en
dc.language.isootheren
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonasen
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino da matemáticaen
dc.subjectFunção Polinomial do 1º Grauen
dc.subjectGeogebra - softwareen
dc.subjectMatemática - ensino aprendizagemen
dc.titleO uso do software geogebra na construção de gráficos da função polinomial do 1º grau no 1º ano do ensino médioen
dc.title.alternativeThe use of geogebra software in the construction of graphs of the polynomial function of the 1st grade in the 1st year of high schoolen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoen
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons