DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4348
Título: O ensino das quatro operações básicas de matemática com o uso de jogos lúdicos no 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The teaching of the four basic operations of mathematics with the use of ludic games in the 6th grade of primary schools
Autor(es): Figueiredo, Marianne Lima
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Matemática;Ensino de matemática;Jogos lúdicos;Mathematics;Mathematics teaching;Playful games
Data do documento: 6-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FIGUEIREDO, Marianne Lima. O ensino das quatro operações básicas de matemática com o uso de jogos lúdicos no 6º ano do ensino fundamental. 2019. 75 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: Diante de um ensino tradicional, em que muitas vezes percebe-se que a Matemática fica à margem de sua essência, observa-se a falta de interesse e dificuldade que norteia a vida escolar do aluno, visando desenvolver uma forma peculiar da ludicidade frente ao imenso oceano de problemas do cotidiano, nos quais possam experimentar para minimizar dificuldades encontradas pelos alunos, que generaliza um panorama decadente levando-o ao total desinteresse pela disciplina. Para um ensino mais dinâmico tem-se a oportunidade de vivenciar a busca de experiências inovadoras frente à utilização de jogos educacionais, tais como o quadrado mágico, triângulo mágico e bingo com as quatros operações na aplicação das quatros operações básicas da Matemática no 6º. ano do ensino Fundamental. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral contribuir para o processo educativo de aprendizagem escolar das quatros operações básicas de matemática no 6º.ano do Ensino Fundamental, através da ludicidade. O objetivo específico é interagir utilizando os jogos lúdicos, despertando os interesses dos alunos na sala de aula. Buscando ensinar as quatro operações básicas de Matemática, do mesmo modo desenvolver processos de estimativa, raciocínio lógico, cálculo mental, resolução de problemas e tabuada.
Abstract: Faced with a traditional teaching, in which it is often perceived that Mathematics is left aside from its essence, it is observed the lack of interest and difficulty that guides the student's school life, aiming to develop a peculiar form of peculiar way of playfulness in front of the immense ocean of problems of everyday life, in which can experiment to minimize difficulties encountered by students, which generalises a decadent panorama leading to total disinterest in the subject. For a more dynamic teaching has the opportunity to experience the search for innovative experiences in the use of educational games, such as the magic square, magic triangle and bingo with the four operations in the application of the four basic operations of mathematics in the 6th grade of primary schools. In this way, this work has as a general objective to contribute to the of school learning of the four basic operations of mathematics in the 6th Elementary School 6th grade, through playfulness. The specific objective is to interact using playful games, awakening the students' interests in the classroom. Seeking to teach the four basic operations of Mathematics, in the same way develop estimation processes, logical reasoning, mental calculus, problem solving and multiplication tables. problems and multiplication tables.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4348
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.