DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFigueiredo, Marianne Lima-
dc.date.available2022-10-05T14:47:39Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Marianne Lima. O ensino das quatro operações básicas de matemática com o uso de jogos lúdicos no 6º ano do ensino fundamental. 2019. 75 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4348-
dc.description.abstractFaced with a traditional teaching, in which it is often perceived that Mathematics is left aside from its essence, it is observed the lack of interest and difficulty that guides the student's school life, aiming to develop a peculiar form of peculiar way of playfulness in front of the immense ocean of problems of everyday life, in which can experiment to minimize difficulties encountered by students, which generalises a decadent panorama leading to total disinterest in the subject. For a more dynamic teaching has the opportunity to experience the search for innovative experiences in the use of educational games, such as the magic square, magic triangle and bingo with the four operations in the application of the four basic operations of mathematics in the 6th grade of primary schools. In this way, this work has as a general objective to contribute to the of school learning of the four basic operations of mathematics in the 6th Elementary School 6th grade, through playfulness. The specific objective is to interact using playful games, awakening the students' interests in the classroom. Seeking to teach the four basic operations of Mathematics, in the same way develop estimation processes, logical reasoning, mental calculus, problem solving and multiplication tables. problems and multiplication tables.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectPlayful gamespt_BR
dc.titleO ensino das quatro operações básicas de matemática com o uso de jogos lúdicos no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of the four basic operations of mathematics with the use of ludic games in the 6th grade of primary schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T14:47:39Z-
dc.contributor.advisor-co1Fragata, Andréa Freitas-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2479117443442790pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.description.resumoDiante de um ensino tradicional, em que muitas vezes percebe-se que a Matemática fica à margem de sua essência, observa-se a falta de interesse e dificuldade que norteia a vida escolar do aluno, visando desenvolver uma forma peculiar da ludicidade frente ao imenso oceano de problemas do cotidiano, nos quais possam experimentar para minimizar dificuldades encontradas pelos alunos, que generaliza um panorama decadente levando-o ao total desinteresse pela disciplina. Para um ensino mais dinâmico tem-se a oportunidade de vivenciar a busca de experiências inovadoras frente à utilização de jogos educacionais, tais como o quadrado mágico, triângulo mágico e bingo com as quatros operações na aplicação das quatros operações básicas da Matemática no 6º. ano do ensino Fundamental. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo geral contribuir para o processo educativo de aprendizagem escolar das quatros operações básicas de matemática no 6º.ano do Ensino Fundamental, através da ludicidade. O objetivo específico é interagir utilizando os jogos lúdicos, despertando os interesses dos alunos na sala de aula. Buscando ensinar as quatro operações básicas de Matemática, do mesmo modo desenvolver processos de estimativa, raciocínio lógico, cálculo mental, resolução de problemas e tabuada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, P. N. et al Piaget Educação Lúdica – Técnicas e Jogos Pedagógicos. 11ª ed., São Paulo, Edições Loyola, 2003. ALVES, E. M. S.. A ludicidade e o ensino de matemática. Campinas: Papirus, 2001. BORIN, J. Jogos e Resolução de Problemas: Uma estratégica para as aulas de Matemática. São Paulo: IME-USP, 1995. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação de Ensino Fundamental Brasília: MEC, 1997. Disponível em: Acesso do dia 21 de fevereiro de 2019 ás 20:02hs. CARDOSO, V.C. Materiais didáticos para as quatro operações. São Paulo - CAEM-IEME/USP.1990. COSTA, I. M. de A.C. et al, Metodologia e pratica de Ensino de Matemática. Edições 2007. CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987. DELORS, J. Educação: um tesouro a Descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação do século XXI. São Paulo: Cortez, 2009. HALABAN, S. Z., A. e Z., S. Brinca Comigo! Tudo sobre o brincar e os brinquedos. Editora SP- Marco Zero: 2006 HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. 5ª ed. 2ª. Reimpressão. São Paulo: Perspectiva, 2001. KAMÜ, C. A Criança e o número: Implicações Educacionais da Teoria de Piaget para a atuação junto a escolares de 4 a 6 anos, 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1990. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeiras e a educação. 4ª Ed. São Paulo: Cortez: 1998. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21. Ed. Petrópolis: Vozes, 1994. Disponível em < Acesso em: 15 de fevereiro de 2019 ás 17:30 hs. NUNES, T.et al. Educação matemática e operações numéricas.2.ed. São Paulo: PROEM, 2005. OLIVEIRA, S. A. O lúdico como motivação nas aulas de Matemática.IN: Jornal Mundo Jovem, com artigo publicado na edição nº 377 p. 5junho de 2007. Endereço eletrônico: soliveira4@hotmail.com.Acesso em: 18 de fevereiro de 2019 ás 18:30 hs. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio Janeiro: Zahar, 1975. RODRIGUES, L. L. A matemática ensinada na escola e a sua relação com o cotidiano. Brasília: UCB, 2005 SANTOS, S. M. P. Brinquedo e infância: um guia para pais e educadores. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. SILVA, L. A. Ensino-aprendizagem da matemática através da resolução de problemas no ensino fundamental II. Rios Eletrônica-Revista Científica da FASETE, v. 6, n. 6, p. 49-55, dez. 2012. Disponível em:< http://www.fasete.edu.br/revistarios/media/revistas/2012/ensino_aprendizagem_da_ matematica_atraves_da_resolucao_de_problemas_no_ensino_fundamental_ii.pdf>. Acesso em: 16 de fevereiro de 2019 ás 17:30 hs. SMOLE, K. C. S. A Matemática na Educação Infantil. A teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre, Editora Artes Médicas: 1996. SNEYDERS, G. Alunos felizes. São Paulo: Paz e Terra, 1996. WAJSHOP, G. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995. WINNICOTT, D.W. O brincar e a realidade. Rio Janeiro: Imago, 1995.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.