DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4347
Título: O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The teaching of fractions using playfulness for the 6th grade of primary schools
Autor(es): Ramos, Carmem Alessandra Ribeiro
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Matemática;Lúdico;Ensino de matemática;Frações;Mathematics;Mathematics teaching;Playful;Fractions
Data do documento: 8-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: RAMOS, Carmem Alessandra Ribeiro. O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental. 2019. 65 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: A utilização de jogos pode facilitar a compreensão dos conceitos de Matemática ensinada na escola, e despertar o interesse do aluno em aprender, instigar o desenvolvimento de estratégias na busca da resolução de problema. Com base nesses argumentos este trabalho tem como objetivo geral promover a aprendizagem significativa de frações através de jogos. Dentre os objetivos específicos destacam-se: desenvolver o raciocínio lógico matemático de frações por meio de jogo; estimular a observação e o interesse dos alunos na realização de atividades propostas; analisar os resultados obtidos com a aplicação das atividades no 6º ano do ensino fundamental com jogos. Atualmente, já existem materiais concretos e livros que facilitam o ensino de frações, permitindo um aprendizado, mais divertido e menos teórico, metódico, abrindo espaço para maiores discussões e possibilitando resultados mais satisfatórios. Entretanto, cabe ao professor uma maior dedicação na preparação das aulas, introduzindo novas formas de ensinar o conteúdo, que poderá auxiliar muito na transmissão do conhecimento a ser passado. No intuito de apresentar as frações neste trabalho, aborda-se através de pesquisa bibliográfica, uma passagem desde a história ao ensino de frações, abordando e caracterizando esse conteúdo de forma que seja possível uma compreensão, mesmo que limitada, das frações.
Abstract: The use of games can facilitate the understanding of Mathematics concepts taught in school, and arouse the student's interest in learning, instigate the development of strategies in the search for problem solving. Based on these arguments, this work has as a general objective to promote the significant learning of fractions through games. Among the specific objectives are: to develop the logical mathematical reasoning mathematical reasoning of fractions through games; to stimulate the observation and the interest of the students the proposed activities; to analyze the results obtained with the application of the activities in the 6th grade of primary schools with games. Currently, there are concrete materials and books that facilitate the teaching of fractions, allowing a learning, more fun and less theoretical, methodical, opening opening space for greater discussion and enabling more satisfactory results. However, it is up to the teacher to be more dedicated in preparing the classes, introducing new ways to teach the content, which can greatly assist in the transmission of knowledge to be passed on. transmission of knowledge to be passed. In order to present the fractions in this work, it is approached through bibliographical research literature, a passage from history to the teaching of fractions, addressing and characterizing this content so that it is possible an understanding, even if limited, of fractions. understanding of fractions.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4347
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.