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dc.contributor.authorRamos, Carmem Alessandra Ribeiro-
dc.date.available2022-10-05T13:41:56Z-
dc.date.issued2019-06-08-
dc.identifier.citationRAMOS, Carmem Alessandra Ribeiro. O ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamental. 2019. 65 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4347-
dc.description.abstractThe use of games can facilitate the understanding of Mathematics concepts taught in school, and arouse the student's interest in learning, instigate the development of strategies in the search for problem solving. Based on these arguments, this work has as a general objective to promote the significant learning of fractions through games. Among the specific objectives are: to develop the logical mathematical reasoning mathematical reasoning of fractions through games; to stimulate the observation and the interest of the students the proposed activities; to analyze the results obtained with the application of the activities in the 6th grade of primary schools with games. Currently, there are concrete materials and books that facilitate the teaching of fractions, allowing a learning, more fun and less theoretical, methodical, opening opening space for greater discussion and enabling more satisfactory results. However, it is up to the teacher to be more dedicated in preparing the classes, introducing new ways to teach the content, which can greatly assist in the transmission of knowledge to be passed on. transmission of knowledge to be passed. In order to present the fractions in this work, it is approached through bibliographical research literature, a passage from history to the teaching of fractions, addressing and characterizing this content so that it is possible an understanding, even if limited, of fractions. understanding of fractions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.titleO ensino de frações utilizando a ludicidade para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of fractions using playfulness for the 6th grade of primary schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T13:41:56Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.description.resumoA utilização de jogos pode facilitar a compreensão dos conceitos de Matemática ensinada na escola, e despertar o interesse do aluno em aprender, instigar o desenvolvimento de estratégias na busca da resolução de problema. Com base nesses argumentos este trabalho tem como objetivo geral promover a aprendizagem significativa de frações através de jogos. Dentre os objetivos específicos destacam-se: desenvolver o raciocínio lógico matemático de frações por meio de jogo; estimular a observação e o interesse dos alunos na realização de atividades propostas; analisar os resultados obtidos com a aplicação das atividades no 6º ano do ensino fundamental com jogos. Atualmente, já existem materiais concretos e livros que facilitam o ensino de frações, permitindo um aprendizado, mais divertido e menos teórico, metódico, abrindo espaço para maiores discussões e possibilitando resultados mais satisfatórios. Entretanto, cabe ao professor uma maior dedicação na preparação das aulas, introduzindo novas formas de ensinar o conteúdo, que poderá auxiliar muito na transmissão do conhecimento a ser passado. No intuito de apresentar as frações neste trabalho, aborda-se através de pesquisa bibliográfica, uma passagem desde a história ao ensino de frações, abordando e caracterizando esse conteúdo de forma que seja possível uma compreensão, mesmo que limitada, das frações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesCAVALIERI, L. O Ensino das Frações. Universidade Paranaense - Unipar, Umuarama - PR, 2005. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/ arquivos/File/2010/artigos_teses/MAT EM ATICA/Monografia_Cavalieri.pdf. Acesso em 22 setembro de 2018. BEMVENUTI, Alice. O jogo na história: aspectos a desvelar. In Ulbra - Universidade Luterana do Brasil (org.). O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2009.p.17-35. DRUZIAN, Maria Eliana Barreto. Jogos como recurso didático no ensinoaprendizagem de frações. Dissertação (Mestrado profissionalizante no ensino de Física e de Matemática). Defesa em 30/09/2007. Santa Maria, RS: Centro Universitário Franciscano. Disponível em http://bdm.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/792/1/TCC_EducacaoMatematicaUso.pdf acesso em 25 de setembro de 2018. GROENWALD, C.L.O.; TIMM, U.T. Utilizando Curiosidades e Jogos Matemáticos em Sala de Aula. Disponível em: <http: www.somatematica.com.br>. Acesso em: 29 setembro de 2018. JOGOS-SIGNIFICATIVOS. Dominó das frações. Escola Interativa. Disponível em: <http://jogossignificativos.blogspot.com.br/2013/04/trabalhar-fracoes-comturminhadeforma.html>. Acesso em: 23 de setembro de 2018. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo – SP: Cortez, 1994. LIMA, E. C. de A. S., A utilização do jogo na pré-escola. In:Idéias. SP: FDE, 1991. (nº 10). Disponível em:http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD 1_SA8_ID3162_30062015171638.pdf acesso em 29 de Setembro de 2018. MENDES, Marcia Aparecida. Saberes do discente sobre jogos no processo de aprender e ensinar Matemática. Dissertação ( Mestrado em Educação). Disponível 41 em:http://docplayer.com.br/16657879-O-jogo-pedagogico-na-aprendizagem-dosconceitos-de-fracoes.htmlacesso em 01/10/2018. MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em sala de aula. Tese de doutorado. USP/FE, São Paulo, 1992 OLIVEIRA, M. K. O problema da afetividade em Vygotsky, em La Taille, Y., Dantas, H., Oliveira, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda. 1992. RAU, M. C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007. SANTOS, Jaiana Cirino Dos; ALVES, Alzenira Cândida. A importância do lúdico no ensino da matemática nos anos iniciais. 2014. Disponível em :https://eventos.uceff.edu.br/eventosfai_dados/artigos/semic2016/496.pdf acesso em 01/10/2018. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Proformar. Metodologia e Prática de Ensino de Matemática. Manaus: UEA Edições, 2007. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS. Proformar. Matemática. Manaus: UEA Edições, 2007. WIKIPEDIA. Fração. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Fpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

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