DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4346
Título: Resolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Resolution of contextualized problems about second degree equation in the 9th grade of primary schools
Autor(es): Sousa, Antonio Janderson Silva
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Matemática;Equação do segundo grau;Ensino aprendizagem;Mathematics;teaching learning;Equation of the second degree
Data do documento: 4-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: SOUSA, Antonio Janderson Silva. Resolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 47 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: Experiências pessoais vivenciadas no 9º do ensino fundamental onde foi estudada a equação de segundo grau nos foi ensinado que para se achar as raízes de uma equação é utilizada a forma de Bhaskara, mas o que nos foi e ainda é mostrado é algo muito superficial, geralmente sem contextualização, o professor repassa o que é retirado dos livros apenas com as formulas e os exercícios. Através desse trabalho buscou-se mostrar a contextualização de problemas, que muitas vezes os alunos só observam quando vão fazer provas exigidas pelo governo e outras instituições como prova Brasil, Enem, olimpíadas de Matemática. Objetivo geral desse trabalho é contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da equação de 2º grau através de problemas contextualizados no 9º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos destacam-se: selecionar questões contextualizadas de livro didáticos sobre equações do 2º grau que permitam uso de material concreto; elaborar atividades utilizando material concreto para auxiliar na interpretação e resolução das equações do 2º grau obtidas de problemas contextualizados; aplicar as atividades em 01 turma do 9º ano do ensino fundamental e avaliar os resultados obtidos após a aplicação das atividades propostas na pesquisa.
Abstract: Personal experiences lived in the 9th grade of primary schools where we studied studied the second degree equation we were taught that to find the roots of an equation Bhaskara form is used to find the roots of an equation, but what we were and is still shown is something very superficial, usually without contextualization, the teacher teacher passes on what is taken from the books only with formulas and exercises. exercises. Through this work we tried to show the contextualization of problems, which students often only observe when they go to do tests required by the government and other institutions such as Brazil test, Enem, Olympics of Mathematics. The general objective of this work is to contribute to the improvement of teaching and learning of 2nd degree equation through contextualized problems in the 9th grade of primary schools. As specific objectives we highlight: select questions 2nd degree equations contextualized questions from textbooks that allow the use of concrete material concrete material; elaborate activities using concrete material to help in the interpretation and the interpretation and resolution of 2nd degree equations obtained from contextualized problems contextualized problems; apply the activities in 01 class of 9th grade grade and evaluate the results obtained after the application of the activities proposed in the research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4346
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.