DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Antonio Janderson Silva-
dc.date.available2022-10-05T13:08:30Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Antonio Janderson Silva. Resolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 47 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4346-
dc.description.abstractPersonal experiences lived in the 9th grade of primary schools where we studied studied the second degree equation we were taught that to find the roots of an equation Bhaskara form is used to find the roots of an equation, but what we were and is still shown is something very superficial, usually without contextualization, the teacher teacher passes on what is taken from the books only with formulas and exercises. exercises. Through this work we tried to show the contextualization of problems, which students often only observe when they go to do tests required by the government and other institutions such as Brazil test, Enem, Olympics of Mathematics. The general objective of this work is to contribute to the improvement of teaching and learning of 2nd degree equation through contextualized problems in the 9th grade of primary schools. As specific objectives we highlight: select questions 2nd degree equations contextualized questions from textbooks that allow the use of concrete material concrete material; elaborate activities using concrete material to help in the interpretation and the interpretation and resolution of 2nd degree equations obtained from contextualized problems contextualized problems; apply the activities in 01 class of 9th grade grade and evaluate the results obtained after the application of the activities proposed in the research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEquação do segundo graupt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectteaching learningpt_BR
dc.subjectEquation of the second degreept_BR
dc.titleResolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeResolution of contextualized problems about second degree equation in the 9th grade of primary schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T13:08:30Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.description.resumoExperiências pessoais vivenciadas no 9º do ensino fundamental onde foi estudada a equação de segundo grau nos foi ensinado que para se achar as raízes de uma equação é utilizada a forma de Bhaskara, mas o que nos foi e ainda é mostrado é algo muito superficial, geralmente sem contextualização, o professor repassa o que é retirado dos livros apenas com as formulas e os exercícios. Através desse trabalho buscou-se mostrar a contextualização de problemas, que muitas vezes os alunos só observam quando vão fazer provas exigidas pelo governo e outras instituições como prova Brasil, Enem, olimpíadas de Matemática. Objetivo geral desse trabalho é contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da equação de 2º grau através de problemas contextualizados no 9º ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos destacam-se: selecionar questões contextualizadas de livro didáticos sobre equações do 2º grau que permitam uso de material concreto; elaborar atividades utilizando material concreto para auxiliar na interpretação e resolução das equações do 2º grau obtidas de problemas contextualizados; aplicar as atividades em 01 turma do 9º ano do ensino fundamental e avaliar os resultados obtidos após a aplicação das atividades propostas na pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesBOYER, Carl. HITÓRIA DA MATEMÁTICA. São Paulo: Edgard Blucker, 1978. BONGIOVANNI, Vincenzo et al. A matemática também tem história. in: Matemática e vida: 5° série. São Paulo: Ática, 1997 p.8-15.] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1998. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª séries) – Brasília: MEC/SEF, 1998. EVES, Howard. Introdução à história da matemática. 3.ed. São Paulo: Ed. da UNICAMP, 2002. Fernandes, E. (2005).Uma breve historia da equação do 2º grau Quadrante, 9(1),59-86. FIORENTINL, Dario; MIORIM, Maria Angela. Uma reflexão sobre o uso dos materiais concretos e jogos no ensino da matemática. In: Boletim SBEM-SP, 4(7): 5-10, 1990. GUELLI, O. Contando a historia da matemática: historia da equação do 2º grau. 10. ed. São Paulo: Atica, 2002 https://www.coladaweb.com/biografias/bhaskara. Acessado em: 09/11/18 http://www.mat.uc.pt/~mat0703/PEZ/antigoegito2%20.htm. Acessado em: 09/11/18 LIVRO: Projeto Athos Matemática 9º a Conquista ed. FDT Autores GIOVANNI, GIOVANNI JR CASTRUCCI, 2017. MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 21. Ed. Petrópolis: Vozes, 1994. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf Acesso em: 24 de marco de 2019. POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: interciência, 1995. 196 p. Tradução de: How to solve it.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resolução de problemas contextualizados sobre equação do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.