DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4343
Título: O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica
Título(s) alternativo(s): The Pythagorean theorem in the 4th stage of EJA using the Pythagorean race game
Autor(es): Farias, Alessandra de Souza
Orientador(es): Costa, Helisângela Ramos da
Palavras-chave: Matemática;EJA;Ensino aprendizagem;Teorema de Pitágoras;Mathematics;Teaching learning;Pythagoras theorem;Jogos matemáticos;Mathematical games
Data do documento: 4-Jun-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FARIAS, Alessandra de Souza. O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica. 2019. 73 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.
Resumo: Os alunos do EJA possuem dificuldades em aprender assuntos básicos de Matemática devido à dinâmica do ensino. Muitos alunos que se encontram ali são repetentes, e muitos outros porque não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovem, a dificuldade de memorização e aprendizagem é muito maior. A participação deste público apresenta por vezes interesse para obter conhecimentos, mas geralmente o cansaço devido a um dia de trabalho os vence e a indisposição para prestar atenção fica à beira de uma aula tradicional, onde recebem o conteúdo no modelo ultrapassado que não produz resultados. As estratégias encontradas pelo professor não são atrativas a ponto de concentrar o aluno. Por isso, a importância de utilizar jogos para o ensino do teorema de Pitágoras, faz com que as aulas se tornem mais interessante, prendendo atenção da maioria e chamando atenção para a dinâmica desenvolvida. Assim, podem observar que o teorema de Pitágoras não é uma teoria abstrata, e que faz parte do dia a dia. A aula se torna muito mais participativa ocorrendo interação entre si de uma forma divertida para aprendizagem sobre o assunto e permitindo a exercitação do raciocínio lógico dedutivo.
Abstract: EJA students have difficulties in learning basic Mathematics due to the dynamics of teaching. Many students who are there are repeaters, and many others because they did not have the opportunity to study when younger, the difficulty in memorising and learning is much greater. A participation of this public sometimes shows interest in obtaining knowledge, but usually tiredness due to a day's work overcomes them and their unwillingness to pay attention to pay attention is on the verge of a traditional class, where they receive the content in the outdated model that does not produce results. The strategies found by the teacher are not attractive enough to the student. Therefore, the importance of using games to teach the Pythagorean theorem, makes classes become more interesting, holding attention of most and drawing attention to the dynamics developed. Thus, can observe that the Pythagorean theorem is not an abstract theory, and that is part of everyday life. The class becomes much more participatory occurring interaction between themselves in a fun way to learn about the subject and allowing the exercise of logical deductive reasoning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4343
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica.pdf4,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.