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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Alessandra de Souza-
dc.date.available2022-10-05T12:46:00Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationFARIAS, Alessandra de Souza. O teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágórica. 2019. 73 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4343-
dc.description.abstractEJA students have difficulties in learning basic Mathematics due to the dynamics of teaching. Many students who are there are repeaters, and many others because they did not have the opportunity to study when younger, the difficulty in memorising and learning is much greater. A participation of this public sometimes shows interest in obtaining knowledge, but usually tiredness due to a day's work overcomes them and their unwillingness to pay attention to pay attention is on the verge of a traditional class, where they receive the content in the outdated model that does not produce results. The strategies found by the teacher are not attractive enough to the student. Therefore, the importance of using games to teach the Pythagorean theorem, makes classes become more interesting, holding attention of most and drawing attention to the dynamics developed. Thus, can observe that the Pythagorean theorem is not an abstract theory, and that is part of everyday life. The class becomes much more participatory occurring interaction between themselves in a fun way to learn about the subject and allowing the exercise of logical deductive reasoning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectPythagoras theorempt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.titleO teorema de Pitágoras na 4ª etapa do EJA utilizando o jogo corrida pitágóricapt_BR
dc.title.alternativeThe Pythagorean theorem in the 4th stage of EJA using the Pythagorean race gamept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-05T12:46:00Z-
dc.contributor.advisor1Costa, Helisângela Ramos da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6594094566656197pt_BR
dc.description.resumoOs alunos do EJA possuem dificuldades em aprender assuntos básicos de Matemática devido à dinâmica do ensino. Muitos alunos que se encontram ali são repetentes, e muitos outros porque não tiveram oportunidade de estudar quando mais jovem, a dificuldade de memorização e aprendizagem é muito maior. A participação deste público apresenta por vezes interesse para obter conhecimentos, mas geralmente o cansaço devido a um dia de trabalho os vence e a indisposição para prestar atenção fica à beira de uma aula tradicional, onde recebem o conteúdo no modelo ultrapassado que não produz resultados. As estratégias encontradas pelo professor não são atrativas a ponto de concentrar o aluno. Por isso, a importância de utilizar jogos para o ensino do teorema de Pitágoras, faz com que as aulas se tornem mais interessante, prendendo atenção da maioria e chamando atenção para a dinâmica desenvolvida. Assim, podem observar que o teorema de Pitágoras não é uma teoria abstrata, e que faz parte do dia a dia. A aula se torna muito mais participativa ocorrendo interação entre si de uma forma divertida para aprendizagem sobre o assunto e permitindo a exercitação do raciocínio lógico dedutivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMORIM NETO, Alcides de Castro. Tópicos Essenciais de Matemática: conceito Manipulação e Aplicação, Ensino Fundamental. Manaus: BK Editora, 2018. BRASIL ESCOLA. Demonstração do teorema de Pitágoras – disponível em https://educador.brasilescola.uol.com.br acesso: 09 de março de 2019 as 17h29min. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. – Brasília: MEC/SEF, 1997.142p. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. – Brasília: MEC/SEF, 1998.148p. COSTA, Iêda Maria de Araújo Câmara (Coord.) et al. Metodologia e pratica de ensino de matemática. – Manaus: UEA Edições, 2007. DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2000 - 12. ed. DOHME, Vania. O valor educacional dos jogos: jogos e dicas para empresas e instituições de educação. – Petrópolis, RJ; Vozes, 2008. KISHIMOTO, Tizuko M. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. -11. ed. São Paulo:Cortez,2008. PEREIRA, Roseli. A Utilização de Materiais Manipuláveis para o ensino do Teorema de Pitágoras. 2013. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em PDE) - Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: www.diaadiaeducacao.pr.gov.br>portals. Acesso: 30 de abril de 2019 às 20h: 30min SANTOS, Jonas Juscelino Medeiros dos. Teorema de Pitágoras: uma proposta de ensino para a educação básica. Monografia (Licenciatura em Matemática), 63f – Caicó - RN: UFRN, 2016. https://monografias.urfn.br>bitstream. Acesso 30 de abril 2019 as 20h: 40min SOUZA, Keyla Ferreira de. A utilização de material concreto para resoluções de problemas contextualizados de equações de 2º grau no 1º ano do ensino médio. Monografia (licenciatura em Matemática), - Manaus – AM. UEA: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

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