DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Wanderson de Souza-
dc.date.available2022-10-04T16:28:48Z-
dc.date.issued2019-06-04-
dc.identifier.citationAGUIAR, Wanderson de Souza. O ensino e a aprendizagem da equação do 2º grau utilizando lúdico no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 70 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Presidente Figueiredo - AM.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4339-
dc.description.abstractFaced with the reality of basic mathematics teaching nowadays, we we are faced with one of the notorious problems of the classroom, the lack of understanding and comprehension of concepts, essential properties for a simplified simplified learning of mathematics. The pedagogical methodologies developed in teaching can instigate new knowledge about the ability and ability of the student in the classroom, however, there are several problems of the school reality that block this systematization of application methodological application, that is, the teacher does not adapt to this reality and also the school is often completely dislocated from this planning. Therefore, the teaching and learning of 1st degree equation using playful in the 7th grade of primary schools is the proposed alignment of this work work through this methodology can contribute substantially to students' learning in a fun and satisfying way with regard to the daily life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectEquação do 2º graupt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject2nd degree equationpt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.titleO ensino e a aprendizagem da equação do 2º grau utilizando lúdico no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching and learning of 2nd degree equation using ludic in the 9th grade of primary schoolspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T16:28:48Z-
dc.contributor.advisor1Lima, Geraldine Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3901006137591207pt_BR
dc.description.resumoDiante da realidade do ensino básico da matemática nos dias atuais, nos deparamos com um dos problemas notórios da sala de aula, a falta de entendimento e compreensão de conceitos, propriedades essenciais para uma aprendizagem simplificada da matemática. As metodologias pedagógicas desenvolvidas no ensino podem instigar novo saberes quanto a capacidade e habilidade do aluno em sala de aula, no entanto, existem problemas diversos da realidade escolar que bloqueiam essa sistematização de aplicação metodológica, ou seja , o professor não se adapta a essa realidade e também a escola muitas vezes está completamente deslocada desse planejamento. Portanto, o ensino e a aprendizagem da equação do 1º grau utilizando lúdico no 7º ano do ensino fundamental é a proposta de alinhamento desse trabalho por meio dessa metodologia poderá contribuir substancialmente para aprendizagem dos alunos de forma divertida e satisfatória no que tange ao cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesPCNs - Parâmetros Curriculares Nacional. Brasília: MEC, 1997 LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª serie. São Paulo: Rêspel, 2003. RAMOS, Jucelem Guimarães Belchior et.al. Didática. Licenciatura em Matemática. 4º Período. Manaus-Am: UEA 2007 PCNs - Parâmetros Curriculares Nacional. Brasília: MEC, 1998 SANTOS, Santa Marli Pires dos. – O lúdico na formação do educador. 5. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. ENRICONE, J.R.B. Fracasso escolar e cidadania. Revista perspectiva - junho, Erechim, v.28, 2004. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogos, sonho, imagem e representação. São Paulo: Summus, 1994. SANTOS, Santa Marli Pires dos. – O lúdico na formação do educador. 5. Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. POYA Jorge A Arte de Resolver 1995.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:NESPF - Trabalho de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino e a aprendizagem da equação do 2º grau utilizando lúdico no 9º ano do ensino fundamental.pdf4,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.