DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4332
Titel: Estratégias didáticas no ensino de genética no Brasil: análise de publicações científicas
Sonstige Titel: Didactic strategies in the teaching of genetics in Brazil: analysis of scientific publications
Autor(en): Mattos, Fernanda Vieira
metadata.dc.contributor.advisor1: Batista, Ieda Hortêncio
Stichwörter: Ensino de genética;Recursos didáticos;Modelos didáticos
Erscheinungsdatum: 10-Nov-2021
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: MATTOS, Fernanda Vieira. Estratégias didáticas no ensino de genética no Brasil: análise de publicações científicas. 2021. 63 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: No Ensino de Biologia as aulas de Genética são geralmente difíceis para alunos e professores. A falta de estrutura para a realização práticas, o uso dos livros didáticos desatualizados, aulas expositivas cansativas e a abstração dos assuntos abordados são algumas das principais causas de dificuldades dos alunos em relação a essa área. O uso de estratégias didáticas pode auxiliar os discentes a construir um caminho guiado pelos docentes de ensino-aprendizagem realmente efetivo e com muito mais significado. Considerando esse contexto a presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as dificuldades encontradas no Ensino de Genética na educação básica brasileira e verificar se o uso de modelos didáticos como estratégia no Ensino de Genética e quais os resultados dessas experiências, a partir de publicações científicas. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que foram utilizados os sítios eletrônicos de publicações: Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Revista ARETÊ e SciELO. Apenas artigos apresentados nas três primeiras páginas foram incluídos para seleção ou exclusão. No total foram analisados 26 artigos, que foram categorizados em: relato de experiência, sugestão de atividade e levantamento bibliográfico. Os resultados demonstraram a importância da utilização dos modelos didáticos na construção do conhecimento no Ensino de Biologia, como que os alunos assimilam melhor o conteúdo quando estratégias didáticas são utilizadas pelos professores e mostram as dificuldades enfrentadas nas escolas. Palavras-chave: Ensino de Genética; Recursos Didáticos; Modelos Didáticos.
Zusammenfassung: In Biology teaching, Genetics lessons are often difficult for students and teachers. The lack of structure to carry out practices, the use of outdated textbooks outdated textbooks, tiring lectures and the abstraction of the subjects are some of the main some of the main causes of students' difficulties in relation to this area. O use of didactic strategies can help students to build a path guided the teachers of teaching-learning really effective and with much more meaning. Considering this context, the present research aimed to analyze which are the the difficulties encountered in the Teaching of Genetics in Brazilian basic education and to verify if the use of didactic models as a strategy in the Teaching of Genetics and what the results of these the results of these experiences, based on scientific publications. Thus, a bibliographical research was accomplished a bibliographical research in which were used the electronic sites of publications: Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Revista ARETÊ and SciELO. Only articles presented in the first three pages were included for selection or exclusion. A total of 26 articles were analyzed, which were categorized as: experience report, activity suggestion and bibliographic survey. The results demonstrated the importance of the use of didactic models in the construction of The results demonstrated the importance of the use of didactic models in the construction of knowledge in the Teaching of Biology, as that the students assimilate the content better when didactic strategies are used by teachers and show the difficulties faced in schools. Keywords: Teaching of Genetics; Didactic Resources; Didactic Models.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4332
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Estratégias didáticas no ensino de genética no Brasil - análise de publicações científicas.pdf809,73 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.