DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4332
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMattos, Fernanda Vieira-
dc.date.available2022-09-29T13:50:29Z-
dc.date.issued2021-11-10-
dc.identifier.citationMATTOS, Fernanda Vieira. Estratégias didáticas no ensino de genética no Brasil: análise de publicações científicas. 2021. 63 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4332-
dc.description.abstractIn Biology teaching, Genetics lessons are often difficult for students and teachers. The lack of structure to carry out practices, the use of outdated textbooks outdated textbooks, tiring lectures and the abstraction of the subjects are some of the main some of the main causes of students' difficulties in relation to this area. O use of didactic strategies can help students to build a path guided the teachers of teaching-learning really effective and with much more meaning. Considering this context, the present research aimed to analyze which are the the difficulties encountered in the Teaching of Genetics in Brazilian basic education and to verify if the use of didactic models as a strategy in the Teaching of Genetics and what the results of these the results of these experiences, based on scientific publications. Thus, a bibliographical research was accomplished a bibliographical research in which were used the electronic sites of publications: Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Revista ARETÊ and SciELO. Only articles presented in the first three pages were included for selection or exclusion. A total of 26 articles were analyzed, which were categorized as: experience report, activity suggestion and bibliographic survey. The results demonstrated the importance of the use of didactic models in the construction of The results demonstrated the importance of the use of didactic models in the construction of knowledge in the Teaching of Biology, as that the students assimilate the content better when didactic strategies are used by teachers and show the difficulties faced in schools. Keywords: Teaching of Genetics; Didactic Resources; Didactic Models.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de genéticapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectModelos didáticospt_BR
dc.titleEstratégias didáticas no ensino de genética no Brasil: análise de publicações científicaspt_BR
dc.title.alternativeDidactic strategies in the teaching of genetics in Brazil: analysis of scientific publicationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T13:50:29Z-
dc.contributor.advisor1Batista, Ieda Hortêncio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290529604475961pt_BR
dc.description.resumoNo Ensino de Biologia as aulas de Genética são geralmente difíceis para alunos e professores. A falta de estrutura para a realização práticas, o uso dos livros didáticos desatualizados, aulas expositivas cansativas e a abstração dos assuntos abordados são algumas das principais causas de dificuldades dos alunos em relação a essa área. O uso de estratégias didáticas pode auxiliar os discentes a construir um caminho guiado pelos docentes de ensino-aprendizagem realmente efetivo e com muito mais significado. Considerando esse contexto a presente pesquisa teve como objetivo analisar quais são as dificuldades encontradas no Ensino de Genética na educação básica brasileira e verificar se o uso de modelos didáticos como estratégia no Ensino de Genética e quais os resultados dessas experiências, a partir de publicações científicas. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que foram utilizados os sítios eletrônicos de publicações: Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Revista ARETÊ e SciELO. Apenas artigos apresentados nas três primeiras páginas foram incluídos para seleção ou exclusão. No total foram analisados 26 artigos, que foram categorizados em: relato de experiência, sugestão de atividade e levantamento bibliográfico. Os resultados demonstraram a importância da utilização dos modelos didáticos na construção do conhecimento no Ensino de Biologia, como que os alunos assimilam melhor o conteúdo quando estratégias didáticas são utilizadas pelos professores e mostram as dificuldades enfrentadas nas escolas. Palavras-chave: Ensino de Genética; Recursos Didáticos; Modelos Didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesARAUJO, Adriano Bruno; GUSMÃO, Fabio Alexandre Ferreira. As principais dificuldades encontradas no ensino de genética na educação básica brasileira. 10 ENFOPE. 11 FOPIE. AUSUBEL, D.P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. SP: Moraes, 1982. ALVAREZ, Manuela. O contributo da genética para a evolução do pensamento evolutivo. Disponível em: < https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/21457/1/AP26.27.pdf. > Acesso em: 15 de novembro de 2021 AYOUB, E.; VAL TOLEDO PRADO, G. PIBID – UNICAMP: Construindo parcerias entre a universidade e a escola pública. SP: Edições Leitura Crítica, 2014. BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 6. ed. Petrópolis: Vozes; 2008. Original: Qualitative Researching with Text, Image and Sound: a Practical Handbook. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, 2018. Disponível em: 15 de novembro de 2021http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_s ite.pdf. Acesso: 28 junho. 2021. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasil no PISA 2015 : análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. — São Paulo: Fundação Santillana, 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Britannica Escola da capacitação para professores em novembro. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/215- 568057805/56391-britannica-escola-da-capacitacao-para-professores-em-novembro . Acesso: 15 de novembro de 2021 BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). 2019. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/pisa>. Acesso: nov 2019. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Saeb. 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb>.. Acesso em: nov 2021 BRASIL. Ministério da Educação. Britannica Escola dá capacitação para professores em novembro. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/215- 568057805/56391-britannica-escola-da-capacitacao-para-professores-em-novembro . Acesso: nov 2021 BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998. Inclusão de ciências no Saeb: documento básico. Brasília, DF: Inep, 2013. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de genéticapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estratégias didáticas no ensino de genética no Brasil - análise de publicações científicas.pdf809,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.