DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4328
Titel: O desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana nativa de Manaus
Sonstige Titel: The development of a didactic game focused on the urban native avifauna of Manaus
Autor(en): Pinto, Emanuelle Vanessa de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Bührnheim, Cristina Motta
Stichwörter: Aves;Ludicidade;Ensino;Jogos didáticos
Erscheinungsdatum: 4-Mai-2022
Herausgeber: Universidade do Estado do Amazonas
Zitierform: PINTO, Emanuelle Vanessa de Oliveira. O desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana nativa de Manaus. 2022. 41 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: As aves chamam a atenção de muitas pessoas, encantando-as com suas cores ou com seu canto. Manaus, inserida no meio da floresta Amazônica, possui uma rica diversidade de espécies de aves que vivem até mesmo dentro do perímetro urbano da cidade, incrivelmente adaptada a estes ambientes. Trabalhos recentes têm buscado utilizar a avifauna urbana das cidades como ferramenta facilitadora de ensino. Acredita-se que a proximidade dos alunos com estes seres vivos possa ajudar na contextualização no Ensino de Ciências, Biologia e até mesmo na Educação Ambiental. Muitos dos conteúdos ensinados em sala de aula podem parecer desestimulantes e fora da realidade dos alunos, o que acaba implicando na dificuldade de se ter uma aprendizagem de fato significativa. Muitas alternativas didáticas buscam tornar o momento de aprender um pouco mais divertido para os alunos, de forma que estes possam interagir e ao mesmo tempo construir novos saberes, entre elas a utilização de jogos didáticos. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana de Manaus, que pudesse contribuir para o processo de ensino. Foram escolhidas dez espécies de aves nativas da região de Manaus presentes no perímetro urbano da cidade. Levantou-se as informações referentes às características físicas, hábitos reprodutivos, ciclo biológico, alimentação e também comportamento das espécies selecionadas. Como resultado obteve-se um jogo de trilha com 25 casas e 30 cartas de jogo, separadas em 3 categorias diferentes: “carta-ação” “carta-pergunta” e “carta-quem-sou-eu?”. O jogo abrange questões específicas sobre a avifauna urbana mas também questões ambientais relacionadas a elas, podendo ser utilizado como ferramenta didático no ensino. Palavras-chave: Aves, Ludicidade, Ensino, Jogos Didáticos.
Zusammenfassung: Birds attract the attention of many people, enchanting them with their colours or with their songs. Manaus, located in the middle of the Amazon rainforest, has a rich diversity of bird species that live even within the urban perimeter of the city, incredibly incredibly adapted to these environments. Recent studies have seeking to use the urban avifauna of cities as a tool to facilitate teaching. teaching. It is believed that the proximity of students with these living beings can help contextualizing the teaching of science, biology and even environmental education. Environmental Education. Many of the contents taught in the classroom may seem discouraging and out of the reality of students, which ends up implying the difficulty of having a learning difficulty to have a really meaningful learning. Many didactic alternatives seek to make the moment of learning a little more fun for students, so that they can interact and at the same time build new knowledge. knowledge, among them the use of educational games. This work aimed to the development of a didactic game focused on the urban avifauna of Manaus, that could contribute to the teaching process. Ten species of birds species of birds native to the region of Manaus present in the urban perimeter of the city. Information regarding the physical characteristics, reproductive habits breeding habits, biological cycle, diet and behavior of the selected species. species. As a result, a trail game with 25 houses and 30 playing cards was cards, separated into three different categories: "card-action" "card-question" and "card-who-am-I? The game covers specific questions about urban avifauna but also environmental issues related to them, and can be used as a didactic as a didactic teaching tool. Keywords: Birds, Playfulness, Teaching, Didactic Games.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4328
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
O desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana nativa de Manaus.pdf1,65 MBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.