DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Emanuelle Vanessa de Oliveira-
dc.date.available2022-09-29T13:31:15Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.citationPINTO, Emanuelle Vanessa de Oliveira. O desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana nativa de Manaus. 2022. 41 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4328-
dc.description.abstractBirds attract the attention of many people, enchanting them with their colours or with their songs. Manaus, located in the middle of the Amazon rainforest, has a rich diversity of bird species that live even within the urban perimeter of the city, incredibly incredibly adapted to these environments. Recent studies have seeking to use the urban avifauna of cities as a tool to facilitate teaching. teaching. It is believed that the proximity of students with these living beings can help contextualizing the teaching of science, biology and even environmental education. Environmental Education. Many of the contents taught in the classroom may seem discouraging and out of the reality of students, which ends up implying the difficulty of having a learning difficulty to have a really meaningful learning. Many didactic alternatives seek to make the moment of learning a little more fun for students, so that they can interact and at the same time build new knowledge. knowledge, among them the use of educational games. This work aimed to the development of a didactic game focused on the urban avifauna of Manaus, that could contribute to the teaching process. Ten species of birds species of birds native to the region of Manaus present in the urban perimeter of the city. Information regarding the physical characteristics, reproductive habits breeding habits, biological cycle, diet and behavior of the selected species. species. As a result, a trail game with 25 houses and 30 playing cards was cards, separated into three different categories: "card-action" "card-question" and "card-who-am-I? The game covers specific questions about urban avifauna but also environmental issues related to them, and can be used as a didactic as a didactic teaching tool. Keywords: Birds, Playfulness, Teaching, Didactic Games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvespt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.titleO desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana nativa de Manauspt_BR
dc.title.alternativeThe development of a didactic game focused on the urban native avifauna of Manauspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-29T13:31:15Z-
dc.contributor.advisor1Bührnheim, Cristina Motta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6552256507605884pt_BR
dc.description.resumoAs aves chamam a atenção de muitas pessoas, encantando-as com suas cores ou com seu canto. Manaus, inserida no meio da floresta Amazônica, possui uma rica diversidade de espécies de aves que vivem até mesmo dentro do perímetro urbano da cidade, incrivelmente adaptada a estes ambientes. Trabalhos recentes têm buscado utilizar a avifauna urbana das cidades como ferramenta facilitadora de ensino. Acredita-se que a proximidade dos alunos com estes seres vivos possa ajudar na contextualização no Ensino de Ciências, Biologia e até mesmo na Educação Ambiental. Muitos dos conteúdos ensinados em sala de aula podem parecer desestimulantes e fora da realidade dos alunos, o que acaba implicando na dificuldade de se ter uma aprendizagem de fato significativa. Muitas alternativas didáticas buscam tornar o momento de aprender um pouco mais divertido para os alunos, de forma que estes possam interagir e ao mesmo tempo construir novos saberes, entre elas a utilização de jogos didáticos. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana de Manaus, que pudesse contribuir para o processo de ensino. Foram escolhidas dez espécies de aves nativas da região de Manaus presentes no perímetro urbano da cidade. Levantou-se as informações referentes às características físicas, hábitos reprodutivos, ciclo biológico, alimentação e também comportamento das espécies selecionadas. Como resultado obteve-se um jogo de trilha com 25 casas e 30 cartas de jogo, separadas em 3 categorias diferentes: “carta-ação” “carta-pergunta” e “carta-quem-sou-eu?”. O jogo abrange questões específicas sobre a avifauna urbana mas também questões ambientais relacionadas a elas, podendo ser utilizado como ferramenta didático no ensino. Palavras-chave: Aves, Ludicidade, Ensino, Jogos Didáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. ARGEL-DE-OLIVEIRA, M. Subsídios para a atuação de biólogos em Educação Ambiental: O uso de aves urbanas na educação ambiental. O Mundo da Saúde, v. 20, n. 8, 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_si te.pdf>. Acesso em: 25 dez 2020. BORGES, S; GUILHERME, E. Comunidade de aves de um fragmento florestal urbano em Manaus, Amazonas, Brasil. Ararajuba, v. 8, n. 1, 2000. BÜHRNHEIM, C. Rupornis magnirostris (Gmelin, 1788). Wiki Aves: A Enciclopédia das Aves do Brasil. Disponível em:<http://www.wikiaves.com/4444252>. Acesso em: 20 Abr 2022. CARVALHO, L. M.; TOMAZELLO, M. G. C; OLIVEIRA, H. T. Pesquisa em educação ambiental: panorama da produção brasileira e alguns de seus dilemas. Cadernos Cedes, v. 29, n. 77, 2009. COMITÊ BRASILEIRO DE REGISTROS ORNITOLÓGICOS. Lista comentada das aves do Brasil pelo Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos. Revista Brasileira de Ornitologia, 2021. COHN-HAFT, M.; NAKA, L.; FERNANDES, A. Padrões de distribuição da avifauna da várzea dos rios Solimões e Amazonas. In ALBERNAZ, A. L. Conservação da várzea: identificação e caracterização de regiões biogeográficas. Manaus: Ibama/ProVárzea, 2007. COHN-HAFT, M.; MACEDO, I. T. D’AFFONSECA, A. Aves da região de Manaus. Manaus: Editora INPA, 2012. CUNHA, F. Tumulto de aves contra Glaucidium brasilianum (Caburé) e Athene cunicurlaria (coruja-buraqueira). Dissertação (Mestrado) Curso de Ecologia de Biomas Tropicais, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012. FALKEMBACH, G. A. M. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.3 n.1, 2005. FRANCHIN, A. G.; Avifauna em áreas urbanas brasileiras, com ênfase em cidades do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Tese (Doutorado), Curso de Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. 35 FRANCISCO, J. Identificação de avifauna urbana e suas contribuições para práticas de Ciências e Biologia. Monografia. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. GONÇALVES, C. Brincar, o despertar psicomotor. Rio de Janeiro, Sprint: 1996. GONÇALVES, M.; LIMA, V. Avifauna do campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo e uso do habitat. Atualidades Ornitológicas, n. 215, 2020. GONZAGA, G.; MIRANDA, J.; FERREIRA, M.; COSTA, R.; FREITAS, C.; FARIA, A. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, v. 17, n. 7, 2017. GUILHERME, E. Aves do Acre. Rio Branco: EDUFAC, 2016. INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume III – Aves. 1. ed. Brasília: ICMBIO/MMA, 2018. KRASILCHIK, M. Biologia - ensino prático. In: CALDEIRA, A. (org.); ARAÚJO, E. (org.). Introdução à didática da Biologia. São Paulo: Escrituras, 2009. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2011. LARA, I. Jogando com a Matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2004. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. MARINI, M. A.; GARCIA, F. I. Conservação de Aves no Brasil. Megadiversidade, vol. 1 n. 1. Brasília, 2005. MARQUES, A.; FONTANA, C.; VÉLEZ, E.; BENCKE, G.; SCHNEIDER, M.; REIS, R. Livro vermelho da fauna ameaçada de extinção no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: FZB/MCT–PUCRS/PANGEA, 2002. MELO, B. P. M. Proposta de observação de aves como atividade estratégica à conservação ambiental no Jardim Botânico Benjamim Maranhão em João Pessoa - PB. Dissertação (Mestrado) Desenvolvimento e Meio Ambiente, UFPB/PRODEMA, João Pessoa, 2015. MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: Subsídios Teóricos para o Professor Pesquisador no Ensino de Ciências. Porto Alegre, 2009. OLIVEIRA, D.; SOARES, B.M. Aves como ferramenta sensibilizadora de formadora em experiências educativas. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, Santo Ângelo, v .9, n. 16, 2013. PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 36 PILETTI, C. Didática Especial. 14. ed. São Paulo: Ed. Ática, 1997. SANTOS, R.; BEZERRA, S.; BEZERRA, F.; GOMES, O. Avaliação Ambiental de uma área verde no município de Manaus-Amazonas. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Minas Gerais, 2018. SICK, H. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001. SILVA, E. L.; MENEZES, E, M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005. SILVA, B. Avifauna da Escola Normal Superior – ENS/UEA e do mini campus da UFAM em Manaus, Amazonas. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2021. SOUZA, R. Variação temporal e ocupação do periquito-de-asa-branca Brotogeris versicolurus na área urbana de Manaus, AM. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus, 2017. TELES, M. Socorro! É proibido brincar!. Rio de Janeiro: Vozes, 1999. UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Ensino de Ciências: o futuro em risco. Brasília: Unesco, 2005. VIEIRA, N. M. Aves comuns na área central urbana de Manaus, Amazonas, Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em Ciências Biológicas, Escola Normal Superior, Universidade do Estado do Amazonas, 2010. VIEIRA-DA-ROCHA, M.; MOLIN, T. A observação de aves como ferramenta para a interdisciplinaridade no ensino de ciências. Atualidades Ornitológicas, n. 155, 2010. WAJSKOP, G. O brincar na educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 92, 1995. WIKIAVES. A Enciclopédia das Aves do Brasil. 2022. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/>.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.subject.cnpqBiologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O desenvolvimento de um jogo didático com foco na avifauna urbana nativa de Manaus.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.