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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4285
Title: Jogos matemáticos na aprendizagem de funções quadráticas para alunos do 1º ano do ensino médio
Other Titles: Mathematical games in learning quadratic functions for 1st year high school students
Authors: Alves, Robert Eckner Brito
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Silvia Cristina Belo e
Keywords: Aprendizagem;Ludicidade;Jogos matemáticos;Learning;Playfulness;Mathematical games
Issue Date: 16-May-2022
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: ALVES, Robert Eckner Brito. Jogos matemáticos na aprendizagem de funções quadráticas para alunos do 1º ano do ensino médio. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: O jogo vem se tornando cada vez mais importante no processo de aprendizagem dos alunos. Sendo assim, como a aplicação de jogos em sala de aula, podem auxiliar a desenvolver o processo mais eficaz na aprendizagem de funções quadráticas no Ensino Médio? O objetivo desse trabalho é analisar o impacto da utilização de jogos matemáticos na aprendizagem de funções quadráticas em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de 30 alunos da Escola Estadual Marcio Nery. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa, visto que os dados foram obtidos por contato direto com o ambiente. Para a obtenção dos dados, foram aplicados os questionários iniciais com os alunos e o professora colaboradora; foi elaborado uma oficina de jogos abordando os conteúdos de funções quadráticas; foi aplicado um teste de rendimento das turmas, analisando o desempenho da turma em que foram aplicadas as atividades e outra que foi utilizado somente o método tradicional de ensino; e foi aplicado um questionário final ao alunos para verificar se houve o se as atividades aplicadas em sala de aula, despertaram o interesse na aprendizagem dos alunos. Palavras-Chave: Aprendizagem. Ludicidade. Jogos.
Abstract: The game is becoming increasingly important in the students' learning process. Therefore, how the application of games in the classroom can help to develop the most effective process in learning quadratic functions in high school? The objective of this work is to analyze the impact of the use of mathematical games in the learning of quadratic functions in a 1st year high school class of 30 students from Marcio Nery State School. The approach used was qualitative research, since the data were obtained by direct contact with the environment. To obtain the data, the initial questionnaires were applied with the students and the collaborating teacher; a workshop of games was elaborated approaching the quadratic functions contents; a performance test of the classes was applied, analyzing the performance of the class in which the activities were applied and the other that was used only the traditional method of teaching; and a final questionnaire was applied to the students to verify if the activities applied in the classroom had aroused the interest in the students' learning. Key-words: Learning. Playfulness. Games.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4285
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



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