DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4285
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Robert Eckner Brito-
dc.date.available2022-09-22T16:41:16Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.citationALVES, Robert Eckner Brito. Jogos matemáticos na aprendizagem de funções quadráticas para alunos do 1º ano do ensino médio. 2022. 58 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4285-
dc.description.abstractThe game is becoming increasingly important in the students' learning process. Therefore, how the application of games in the classroom can help to develop the most effective process in learning quadratic functions in high school? The objective of this work is to analyze the impact of the use of mathematical games in the learning of quadratic functions in a 1st year high school class of 30 students from Marcio Nery State School. The approach used was qualitative research, since the data were obtained by direct contact with the environment. To obtain the data, the initial questionnaires were applied with the students and the collaborating teacher; a workshop of games was elaborated approaching the quadratic functions contents; a performance test of the classes was applied, analyzing the performance of the class in which the activities were applied and the other that was used only the traditional method of teaching; and a final questionnaire was applied to the students to verify if the activities applied in the classroom had aroused the interest in the students' learning. Key-words: Learning. Playfulness. Games.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectMathematical gamespt_BR
dc.titleJogos matemáticos na aprendizagem de funções quadráticas para alunos do 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeMathematical games in learning quadratic functions for 1st year high school studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-22T16:41:16Z-
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Cristina Belo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5111954268138343pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jefferson Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5498640799213531pt_BR
dc.contributor.referee2Graça Neto, Almir Cunha da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601314510483206pt_BR
dc.description.resumoO jogo vem se tornando cada vez mais importante no processo de aprendizagem dos alunos. Sendo assim, como a aplicação de jogos em sala de aula, podem auxiliar a desenvolver o processo mais eficaz na aprendizagem de funções quadráticas no Ensino Médio? O objetivo desse trabalho é analisar o impacto da utilização de jogos matemáticos na aprendizagem de funções quadráticas em uma turma do 1° ano do Ensino Médio de 30 alunos da Escola Estadual Marcio Nery. A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa, visto que os dados foram obtidos por contato direto com o ambiente. Para a obtenção dos dados, foram aplicados os questionários iniciais com os alunos e o professora colaboradora; foi elaborado uma oficina de jogos abordando os conteúdos de funções quadráticas; foi aplicado um teste de rendimento das turmas, analisando o desempenho da turma em que foram aplicadas as atividades e outra que foi utilizado somente o método tradicional de ensino; e foi aplicado um questionário final ao alunos para verificar se houve o se as atividades aplicadas em sala de aula, despertaram o interesse na aprendizagem dos alunos. Palavras-Chave: Aprendizagem. Ludicidade. Jogos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria da Penha Pereira de. O LÚDICO COMO BASE PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE. Ano 7.n.7 dezembro de 2013. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2013/7/o lúdico como base para do ensino aprendizagem.pdf. Acesso 15 de outubro de 2021 AZEVEDO, Carlos Eduardo Franco; OLIVEIRA, Leonel Gois Lima; GONZALEZ, Rafael Kuramoto; ABDALLA, Márcio Moutinho. A Estratégia de Triangulação: Objetivos, Possibilidades, Limitações e Proximidades com o Pragmatismo. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília, 2013. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1784/o-jogo-e-seu-lugar-na-aprendizagem-da-matematica. Acesso em 15 de outubro de 2021 BASTIANI, Catiane de. A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO DA ESCOLA BÁSICA. Santa Catarina, 2018. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/index.php/pos-graduacao/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas/trabalhos-de-conclusao-de-bolsistas-a-partir-de-2018/ciencias-humanas/especializacao-4/461-a-importancia-da-ludicidade-no-processo-educativo-da-educacao-basica/file#:~:text=A%20ludicidade%20proporciona%20ao%20educando,processo%,20de%20ensino%20e%20aprendizagem. Acesso 16 de outubro de 2021 CASTANHO, Ana Flavia Alonço. O jogo e seu lugar na aprendizagem da Matemática. Março, 2013. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1784/o-jogo-e-seu-lugar-na-aprendizagem-da-matematica. Acesso 16 de outubro de 2021 COLET, Elita Bavaresco; VARRIALE, Maria Cristina. Uma nova proposta de ensino de funções quadráticas. 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134088/000983935.pdf?sequence=1. Acesso em 18 de outubro de 2021 MARTINS, Fabíola da Cruz; SOUSA, Francilene Almeida; HAUS, Grazielle de Souto Pontes; RODRIGUES, Suênia da Silva; VIEIRA, Alecxandro Alves. UTILIZAÇÃO DE JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA. II CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MOREIRA, Marco Antonio. O QUE É AFINAL APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física. Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134088/000983935.pdf?sequence=1 Acesso 16 de outubro de 2021 PERES, Eliana Cristina. Jogos matemáticos e equações do 2° grau. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Paraná, 2014 QUARTIERI, Marli Teresinha; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Jogos matemáticos para o ensino médio. VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Recife, 2004 SILVA, David Leonardo da. Jogos Matemáticos nas Aulas do Ensino Médio: Um Estudo dos Trabalhos Publicados no ENEM. Trabalho de Conclusão do Curso Superior de Licenciatura em Matemática. IFSP. São Paulo, 2013. Disponível em: https://eadcampus.spo.ifsp.edu.br/pluginfile.php/7465/mod_resource/content/0/TCC_David.pdf Acesso 14 de outubro de 2021.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqEnsino - aprendizagempt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jogos matemáticos na aprendizagem de funções quadráticas para alunos do 1º ano do ensino médio.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.