DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4262
Title: A representação da criança e do adolescente em capitães da areia, de Jorge Amado e capão pecado, de Ferréz
Other Titles: The representation of children and adolescents in capitães da areia, by Jorge Amado and capão pecado, by Ferréz
Authors: Benjamim, Suelem Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Carvalho, Berenice Corôa de
Keywords: Crianças;Adolescentes;Literatura;Jorge Amado;Ferréz
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BENJAMIM, Suelem Martins. A representação da criança e do adolescente em capitães da areia, de Jorge Amado e capão pecado, de Ferréz. 2018. 16 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo realizar um estudo comparativo da representação da criança e do adolescente em duas obras publicadas em épocas diferentes: “Capitães da Areia” (1937), de Jorge Amado, e “Capão Pecado” (2000), de Ferréz. Pretendemos avaliar qual o lugar da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social na produção ficcional. Ambas as obras foram reconhecidas como vozes da sociedade de sua época, por expressarem a violência e situação de crianças e adolescentes, em momentos diferentes da sociedade brasileira. Propomos indicar as singularidades, as convergências e divergências presentes nas narrativas, nos aspectos estéticos e sociais. Com finalidade de embasar o trabalho, consultamos a seguinte bibliografia: Dalcastagnè (2012); Barreto (2006); Bosi (2002, 1995), Stegagno-Picchio (2004), Foucault (2014), além de sites e blogs que publicam conteúdo na internet. Palavras-chave: crianças, adolescentes, literatura, Jorge Amado, Ferréz.
Abstract: This article aims to carry out a comparative study of the representation of children and adolescents in two works published at different times: "Capitães da Areia" (1937), by Jorge Amado, and "Capão Pecado" (2000), by Ferréz. We intend to evaluate the place of children and adolescents in situations of social vulnerability in the fictional production. Both works were recognised as voices from the society of their time, for expressing the violence and the situation of children and adolescents at different times in Brazilian society. We propose to indicate the singularities, the convergences and divergences present in the narratives, in the aesthetic and social aspects. With the purpose of grounding the work, we consulted the following bibliography: Dalcastagnè (2012); Barreto (2006); Bosi (2002, 1995), Stegagno-Picchio (2004), Foucault (2014), besides sites and blogs that publish content on the internet. Keywords: children, adolescents, literature, Jorge Amado, Ferréz.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4262
Appears in Collections:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.