DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4262
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorBenjamim, Suelem Martins-
dc.date.available2022-09-22-
dc.date.available2022-09-21T15:21:53Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.citationBENJAMIM, Suelem Martins. A representação da criança e do adolescente em capitães da areia, de Jorge Amado e capão pecado, de Ferréz. 2018. 16 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4262-
dc.description.abstractThis article aims to carry out a comparative study of the representation of children and adolescents in two works published at different times: "Capitães da Areia" (1937), by Jorge Amado, and "Capão Pecado" (2000), by Ferréz. We intend to evaluate the place of children and adolescents in situations of social vulnerability in the fictional production. Both works were recognised as voices from the society of their time, for expressing the violence and the situation of children and adolescents at different times in Brazilian society. We propose to indicate the singularities, the convergences and divergences present in the narratives, in the aesthetic and social aspects. With the purpose of grounding the work, we consulted the following bibliography: Dalcastagnè (2012); Barreto (2006); Bosi (2002, 1995), Stegagno-Picchio (2004), Foucault (2014), besides sites and blogs that publish content on the internet. Keywords: children, adolescents, literature, Jorge Amado, Ferréz.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectJorge Amadopt_BR
dc.subjectFerrézpt_BR
dc.titleA representação da criança e do adolescente em capitães da areia, de Jorge Amado e capão pecado, de Ferrézpt_BR
dc.title.alternativeThe representation of children and adolescents in capitães da areia, by Jorge Amado and capão pecado, by Ferrézpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-21T15:21:53Z-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Berenice Corôa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4864815141763350pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo realizar um estudo comparativo da representação da criança e do adolescente em duas obras publicadas em épocas diferentes: “Capitães da Areia” (1937), de Jorge Amado, e “Capão Pecado” (2000), de Ferréz. Pretendemos avaliar qual o lugar da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social na produção ficcional. Ambas as obras foram reconhecidas como vozes da sociedade de sua época, por expressarem a violência e situação de crianças e adolescentes, em momentos diferentes da sociedade brasileira. Propomos indicar as singularidades, as convergências e divergências presentes nas narrativas, nos aspectos estéticos e sociais. Com finalidade de embasar o trabalho, consultamos a seguinte bibliografia: Dalcastagnè (2012); Barreto (2006); Bosi (2002, 1995), Stegagno-Picchio (2004), Foucault (2014), além de sites e blogs que publicam conteúdo na internet. Palavras-chave: crianças, adolescentes, literatura, Jorge Amado, Ferréz.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo, Companhia das Letras, 2009. BARRETO, Maria das Graças de Carvalho. A Educação Enjaulada. Manaus, 2006. No prelo. BOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo, Companhia das Letras, 2003. BRASIL. Lei nº8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente – Eca, 13 de julho de 1990. CARVALHAL, Tania Franco. Literatura Comparada. São Paulo, Editora Ática, 1986. DALCASTEGNÉ, Regina. Literatura Brasileira Contemporânea – um território contestado. Vinhedo, Editora Horizonte, 2012. FERRÉZ. Capão Pecado. São Paulo, Editora Planeta, 2013. FOUCAULT, Michel. A Microfísica do Poder. São Paulo, Graal, 2003. _________________ Vigiar e Punir – nascimento da prisão. Rio de Janeiro, Vozes, 2014. LORENZI, Gisella Werneck. Uma breve história dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. Disponível em: <http://www.promenino.org.br. Acessado a 29.11.2017. SARMENTO, Manuel Jacinto e PINTO, Manuel. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo. In: SARMENTO, Manuel Jacinto e PINTO, Manuel. As crianças, contextos e identidades. Braga, Portugal. Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança. Ed. Bezerra, 1997.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura brasileirapt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:ENS - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação



Alle Ressourcen in diesem Repository sind urheberrechtlich geschützt, soweit nicht anderweitig angezeigt.