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Título: As imagens de Si no editorial da Caros Amigos: Ethos, memória discursiva e ideologia à contramão da mídia hegemônica
Título(s) alternativo(s): The images of Si in the editorial of Caros Amigos: Ethos, discursive memory and ideology against the hegemonic media
Autor(es): Cativo, Gustavo dos Santos
Orientador(es): Maia, Gleidys Meyre da Silva
Palavras-chave: Ethos Discursivo;Memória Discursiva;Formação Discursiva;Editorial
Data do documento: 1-Jun-2022
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: CATIVO, Gustavo dos Santos. As imagens de Si no editorial da Caros Amigos: Ethos, memória discursiva e ideologia à contramão da mídia hegemônica. 2022. 60f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.
Resumo: Este trabalho se insere nas indagações da Análise do Discurso, busca compreender como o Ethos discursivo, relacionado à memória discursiva e à ideologia de esquerda, aparece nos editoriais da revista Caros Amigos, e manifesta o tom do discurso de contra hegemonia à grande mídia. Desse modo, num primeiro momento, explica a relação do discurso, ethos, ideologia, memória discursiva e formação discursiva; depois, tenta a partir de algumas exemplificações mostrar a interação entre o ethos e a memória discursiva para que se entenda o modo como se efetua a análise nos editoriais da Caros Amigos. O terceiro momento consiste na análise propriamente dita do corpus de pesquisa, a partir das categorias mencionadas acima. A base teórica desta pesquisa consiste num diálogo entre Dominique Mainguneau e Jean Jacques Cortine referente a tais categorias. Chegamos, assim, ao tom ideológico de esquerda, isto é, ao modo como enunciava o editorialista da Caros Amigos, marcado por um discurso jornalístico de si que se considera crítico e independente. A partir da formação discursiva de esquerda, e tratada como sistema de restrição semântica e como a presença de um domínio de memória se pode analisar o discurso de esquerda da revista Caros Amigos. Desse modo, a relação do vocabulário, dos temas da intertextualidade e do ethos no seu editorial, tratado aqui, segundo o ensinamento de Maingueneau, como o tom do corpo do enunciador, que possui um tom de apresentador jornalístico, em que o enunciador editorialista tenta distanciar-se da Caros Amigos para poder apresentá-la aos seus leitores entre um tempo passado e presente do fazer jornalístico da revista; movimentando-se a partir de dizeres anteriores, do ritual da repetição discursiva sobre si e a mídia hegemônica.
Abstract: This work is part of the Discourse Analysis inquiries, seeks to understand how the discursive Ethos, related to discursive memory and left-wing ideology, appears in the editorials of the magazine Caros Amigos [Dear Friends], and manifests the tone of the discourse of counter-hegemony to the mainstream media. Thus, at first, it explains the relationship between discourse, ethos, ideology, discursive memory and discursive formation; then, from some examples, it tries to show the interaction between the ethos and the discursive memory in order to understand the way in which the analysis is carried out in the editorials of Caros Amigos [Dear Friends]. The third moment consists of the analysis of the research corpus itself, based on the categories mentioned above. The theoretical basis of this research consists of a dialogue between Dominique Mainguneau and Jean Jacques Cortine regarding such categories. Thus, we arrive at the ideological tone of the left that is, the way in which the editorialist of Caros Amigos [Dear Friends] enunciated, marked by a journalistic discourse of himself that considers himself critical and independent. From the discursive formation of the left, and treated as a system of semantic restriction and as the presence of a domain of memory, the left-wing discourse of the magazine Caros Amigos [Dear Friends] can be analyzed, in this way it is possible to perceive the relationship between vocabulary, themes of intertextuality and of ethos in his editorial, treated here, according to Maingueneau's teaching, as the tone of the enunciator's body, which has a journalistic presenter's tone, in which the editorialist enunciator tries to distance himself from Caros Amigos [Dear Friends] in order to present it to his audience. readers between a past and present time of the magazine's journalistic work; moving from previous sayings, from the ritual of discursive repetition about oneself and the hegemonic media.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4243
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



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