DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCativo, Gustavo dos Santos-
dc.date.available2022-09-14-
dc.date.available2022-09-19T17:57:40Z-
dc.date.issued2022-06-01-
dc.identifier.citationCATIVO, Gustavo dos Santos. As imagens de Si no editorial da Caros Amigos: Ethos, memória discursiva e ideologia à contramão da mídia hegemônica. 2022. 60f. TCC (Graduação em Licenciatura em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Parintins.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/4243-
dc.description.abstractThis work is part of the Discourse Analysis inquiries, seeks to understand how the discursive Ethos, related to discursive memory and left-wing ideology, appears in the editorials of the magazine Caros Amigos [Dear Friends], and manifests the tone of the discourse of counter-hegemony to the mainstream media. Thus, at first, it explains the relationship between discourse, ethos, ideology, discursive memory and discursive formation; then, from some examples, it tries to show the interaction between the ethos and the discursive memory in order to understand the way in which the analysis is carried out in the editorials of Caros Amigos [Dear Friends]. The third moment consists of the analysis of the research corpus itself, based on the categories mentioned above. The theoretical basis of this research consists of a dialogue between Dominique Mainguneau and Jean Jacques Cortine regarding such categories. Thus, we arrive at the ideological tone of the left that is, the way in which the editorialist of Caros Amigos [Dear Friends] enunciated, marked by a journalistic discourse of himself that considers himself critical and independent. From the discursive formation of the left, and treated as a system of semantic restriction and as the presence of a domain of memory, the left-wing discourse of the magazine Caros Amigos [Dear Friends] can be analyzed, in this way it is possible to perceive the relationship between vocabulary, themes of intertextuality and of ethos in his editorial, treated here, according to Maingueneau's teaching, as the tone of the enunciator's body, which has a journalistic presenter's tone, in which the editorialist enunciator tries to distance himself from Caros Amigos [Dear Friends] in order to present it to his audience. readers between a past and present time of the magazine's journalistic work; moving from previous sayings, from the ritual of discursive repetition about oneself and the hegemonic media.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEthos Discursivopt_BR
dc.subjectMemória Discursivapt_BR
dc.subjectFormação Discursivapt_BR
dc.subjectEditorialpt_BR
dc.titleAs imagens de Si no editorial da Caros Amigos: Ethos, memória discursiva e ideologia à contramão da mídia hegemônicapt_BR
dc.title.alternativeThe images of Si in the editorial of Caros Amigos: Ethos, discursive memory and ideology against the hegemonic mediapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:57:40Z-
dc.creator.ID023207152-74pt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Gleidys Meyre da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917935210603636pt_BR
dc.contributor.referee2Grizoste, Weberson Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595958464572167pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Franklin Roosevelt Martins da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3551399005240673pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se insere nas indagações da Análise do Discurso, busca compreender como o Ethos discursivo, relacionado à memória discursiva e à ideologia de esquerda, aparece nos editoriais da revista Caros Amigos, e manifesta o tom do discurso de contra hegemonia à grande mídia. Desse modo, num primeiro momento, explica a relação do discurso, ethos, ideologia, memória discursiva e formação discursiva; depois, tenta a partir de algumas exemplificações mostrar a interação entre o ethos e a memória discursiva para que se entenda o modo como se efetua a análise nos editoriais da Caros Amigos. O terceiro momento consiste na análise propriamente dita do corpus de pesquisa, a partir das categorias mencionadas acima. A base teórica desta pesquisa consiste num diálogo entre Dominique Mainguneau e Jean Jacques Cortine referente a tais categorias. Chegamos, assim, ao tom ideológico de esquerda, isto é, ao modo como enunciava o editorialista da Caros Amigos, marcado por um discurso jornalístico de si que se considera crítico e independente. A partir da formação discursiva de esquerda, e tratada como sistema de restrição semântica e como a presença de um domínio de memória se pode analisar o discurso de esquerda da revista Caros Amigos. Desse modo, a relação do vocabulário, dos temas da intertextualidade e do ethos no seu editorial, tratado aqui, segundo o ensinamento de Maingueneau, como o tom do corpo do enunciador, que possui um tom de apresentador jornalístico, em que o enunciador editorialista tenta distanciar-se da Caros Amigos para poder apresentá-la aos seus leitores entre um tempo passado e presente do fazer jornalístico da revista; movimentando-se a partir de dizeres anteriores, do ritual da repetição discursiva sobre si e a mídia hegemônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.relation.referencesAMOSSY, ROTH. Imagens de si no discurso. / Ruth Amossy (org.). 1. Ed., 1ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2008. ARAÚJO, Cíntia Regina de.A encenação enunciativa no editorial. Edição Graphos, 2006 in: www.periodicos.ufpb.br/index.php/graphos/article/download/9505/5158 ARAÚJO, C. B., & Silva, C. M. da. (2017). A mulher nas propagandas de cerveja: uma análise referencial. ArReDia, 6(10), 57–75. In: https://doi.org/10.30612/arredia.v6i10.5950 AZEVEDO, Reinaldo. A revista Caros Amigos a primeira à esquerda vai parar no ministerio do trabalho por desrespeito a direitos trabalhistas e demissão de grevistas que coisa feia. Veja, 2013: In: https://veja.abril.com.br/coluna/reinaldo/e-a-revista-caros-amigosa- primeira-a-esquerda-vai-parar-no-ministerio-do-trabalho-por-desrespeito-a-direitostrabalhistas- e-demissao-de-grevistas-que-coisa-feia/ BALZAC, Honoré. Os jornalistas. Tradução: João Domenech. – Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução: Paulo Bezerra. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011. BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Tradução: Eduardo Guimarães … [et al]. – Campinas, SP: Pontes, 1989. BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004. CAMPELATO, Maria Helena Rolim. Prefácio. In: FONSECA (2005). CHAIA, Vera. O poder da mídia. Le mond diplomatique Brasil. – 1 de julho de 2010. In: https://diplomatique.org.br/o-poder-da-midia/ CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. Tradução: ANgela S.M. Corrêa. – São Paulo: Contexto, 2006. COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. – São Carlos: EdUFSCar, 2014. DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução: Eduardo Guimarães. – Campinas, SP: Pontes, 1987, p. 161-221. FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. – São Paulo: Edições Loyola, 2014. ______. Arqueologia do Saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2019. FONSECA, Francisco César Pinto da. O consenso forjado: a grande imprensa e a formação da agenda ultraliberal no Brasil. – São Paulo: Editora Hucitec, 2005. KUCINSKI, Bernardo. Jornalismo na era virtual: ensaios sobre o colapso da razão ética. – São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2005. LAKOFF, Robin. Linguagem e lugar da mulher. Tradução: Adriana Braga, Édison Luis Gastaldo. In: OSTERMANN, Ana Cristina, [org.]. Linguagem, gênero, sexualidade. – São Paulo: Parábola Editorial, 2010. MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Tradução de Cecília P. de Souza-e-Silva, Décio Rocha. – São Paulo: Cortez: 2004. ______. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2011. ______. Problemas de ethos. In: Cenas da enunciação. Tradução: Sírio Possenti [et al]. – São Paulo: Parábola editorial, 2008c. ______. Discurso e análise do discurso. Tradução: Sírio Possenti. 1. Ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2015. ______. Gênese dos discursos. Tradução: Sírio Possentti. – São Paulo: Parábola Editorial, 2008a. ______. Novas tendências em análise do discurso. Tradução: Freda Indursky. - Campinas, SP: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 3a edição, 1997. ______. Variações sobre o ethos. – Tradução: Marcos Marcionilo. 1. Ed. – São Paulo: Parábola, 2020. MARCUSCHI, Luiz Antônio. A ação dos verbos introdutores de opinião. In: INTERCOM – Rev. Bras. de. Com. São Paulo, ano XIV, nº 64, pág. 74-92, jan/jun 1991. MELO, J. M. de. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1994. MOTTA, Ana Raquel; POSSENTI, Sírio. Direita e esquerda: volver! 1ª JIED – Jornada Internacional de Estduos do Discurso, 27, 28, 29 de março de 2008. In: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:PLPOIMXNcI8J:www.dle.uem.br/ji ed/pdf/DIREITA%2520E%2520ESQUERDA%2520motta%2520e%2520possenti.pdf+&cd= 1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br NABUCO, Wagner. Marcas da história: ontem e hoje. Caros Amigos. - São Paulo, ano XXI, nº248, 2017. ORLANDI, Eni P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. – 11ª Edição, Campinas, SP: Pontes Editora, 2013. BRESSER-PEREIRA, L. C. Esquerda nacional e empresários na América Latina. Lua Nova, n.70. São Paulo: CEDEC, 2007 (pp.83-100). PEREIRA, Rose Mary Ferreira. Discurso midiático: análise retórico-jornalística do gênero editorial. Maceió, AL, 2006. PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi et al. – 5ª ed.- Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014. ______. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET. Françoise. Por uma análise automática do discurso: uma introdução de Michel Pêcheux. Tradução: Bethania S. Mariani… [et al.] – 3. Ed. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. PENIDO, José Márcio. Parem o Brasil que eu quero descer. Caros Amigos. – São Paulo, ano I, nº 1, Abril de 1997. RIBEIRO, Leo Gilson. As armadilhas da globalização. Caros Amigos. – São Paulo, ano I, nº 1, Abril de 1997. SCALZILLI, Guilherme de Camargo. Opinião e ativismo na imprensa brasileira: um estudo sobre a revista Caros. – Campinas, SP : [s.n.], 2015. SOARES, Alexandre Ferrari; SELLA, Aparecida Feola; COSTA-HÜBES, Terezinha. Maingueneau. In: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Estudos do Discurso: perspectivas teóricas. – São Paulo: Parábola Editorial, 2013. SOUZA, Sérgio de. Aos 10 anos, Caros Amigos continua ícone do jornalismo progressista. Entrevista concedida a Carta Maior. Entrevistador: Verena Glass. 23 abr. 2007. Disponível em: https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia-e-Redes-Sociais/Aos-10-anos- Caros-Amigos-continua-icone-do-jornalismo-progressista/12/13139pt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:CESP - Trabalho de Conclusão de Curso Graduação



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.